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Conheça sete comportamentos do novo consumidor

Fonte: Portal Administradores Se existe uma palavra que define tudo o que o comportamento do consumidor não é, essa palavra é “estático”. Estamos lidando com pessoas que reagem a cada mudança do mercado, a cada lançamento de produtos, notícias, política e, sim, tudo influencia em como cada uma delas vai se conectar com as marcas. Ainda assim, é possível notar alguns traços importantes que definem o comportamento do novo consumidor digital e que devem ser estudados por todo empreendedor que deseja ganhar a atenção do seu público. Para ter sucesso é preciso suprir expectativas, surpreender e, para isso, é preciso conhecer qual é a direção que o consumo está tomando para se adequar às necessidades do seu cliente. Separamos alguns pontos importantes para você: 1 – Mais do que multicanais Ser multicanal é uma realidade para os consumidores e para as marcas, que precisam trabalhar todos os pontos de contato possíveis com seu público. Mas a questão começa a ficar mais complexa quando o consumidor espera mais do que uma comunicação omnichannel. Hoje, ser multicanal importa, mas tudo isso se torna ainda mais significativo quando a marca se arrisca em canais inovadores-não apenas muitos canais- e contextos ideais, participando pontualmente da vida das pessoas na hora e lugar certo. 2 – Dinâmicos Os consumidores são digitais e não estão acostumados com a linearidade e falta de interação. É preciso oferecer experiências vivas, dinâmicas e envolventes, assim como uma comunicação cada vez direta, que aproxime os clientes. 3 – Influência de valor Assim como não funciona mais falar apenas dos produtos, também não é mais uma estratégia “correr” apenas pelo preço. O valor que a marca oferece, seus ideais, valores e projetos são decisores de compra e um dos principais motivos para a sua visibilidade. Se o seu produto/marca tem valor, a influência será propagada pelos próprios consumidores, muito mais forte do que qualquer mídia tradicional de propaganda. 4 – Experiência verdadeiramente boa O consumidor é bem informado e não vai se contentar com pouco. Ele avalia a usabilidade, a comunicação, o preço, o valor, as condições de pagamento, a segurança, a interatividade e tudo o que diz respeito à sua experiência antes de fechar negócio. Por isso, alinhe o que puder para oferecer uma experiência verdadeiramente boa. 5 – Consumismo mais sustentável e ético Mais uma consequência de consumidores bem informados é a sua preocupação crescente sobre a procedência dos produtos que consome. Marcas com produtos sustentáveis e posicionamento ético ganham cada vez mais pontos. 6 – Querem interação e comunidade Chega de experiências rasas, o consumidor quer interação com que ele se identifique e se sentir parte da marca que ele “investe”. Sempre que tiver chance, envolva seu público e fortaleça essa ideia. 7- Inteligência artificial O aumento de consumidores vai exigir das marcas o uso de tecnologias de inteligência artificial cada vez mais poderosa, para que os seus produtos e serviços inteligentes estejam nos bolsos, casas e redes sociais dos novos consumidores. As motivações que impulsionam o uso dessa inteligência são antigas: poupar tempo, dinheiro e facilitar a vida, por exemplo. Empresas como a Toyota já estão investindo nisso para superar as expectativas dos consumidores. Novas perspectivas começam agora Em geral, vemos que os consumidores estão mais abertos a inovações e, mais do que isso, buscando novas experiências divertidas, criativas e cheias de conteúdo para se conectar com suas marcas. Novas estratégias precisam ser colocadas em prática já, e há opções para isso (como o financiamento coletivo a favor do marketing como exemplo). * Jussara Coutinho é produtora de conteúdo de Marketing na Taggli.

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