FCDL Notícias

Conheça sete passos para preparar um bom gerente

Garantir alto desempenho desse profissional é essencial para o varejo, já que ele está na linha de frente da execução em loja e do atendimento ao cliente.

O gerente de loja é um dos principais responsáveis pelo sucesso do negócio. A execução no supermercado depende da atuação e do envolvimento desses profissionais, assim como o bom atendimento ao consumidor. Portanto, o desempenho ruim do gerente prejudica – e muito – o resultado final da empresa.

Veja a seguir alguns cuidados na preparação do gerente de loja:

1. É preciso estimular o profissional a desenvolver raciocínio lógico e a entender e interpretar indicadores essenciais para o sucesso do negócio: números de vendas, margem, índices de ruptura e de perdas.

2. O bom gerente deve ser incentivado a olhar de maneira ampla para o negócio. Deve-se enxergar o detalhe para identificar rapidamente o que deve ser corrigido.

3. O equilíbrio emocional também deve ser estimulado. O gerente precisa contar com suporte para lidar com a carga pesada de trabalho, marcada por inúmeras obrigações e pressões de todos os lados. O gerente costuma ser o “saco de pancadas” e isso deve ser evitado.

4. Ouvir muito. Esse é uma das características que devem trabalhadas com intensidade. Gerente que não ouve a equipe e o consumidor não é capaz de propor soluções para problemas, pontos de melhoria e novos processos e serviços

5. Como líder, o gerente tem de ter uma boa capacidade de comunicação. Seja para expressar claramente o que deseja (muitas vezes as tarefas não são cumpridas por não serem bem formuladas), seja para motivar os funcionários. A boa comunicação também é essencial no trato com o cliente.

6. “Colocar a mão na massa” se aplica bem ao gerente de loja. Mesmo supervisionando e orientando bem sua equipe, ele não pode deixar de ajustar uma exposição, retirar produtos vencidos da prateleira, ajudar no atendimento em dias de muito movimento. Ele deve ajudar e dar o exemplo.

7. Gerente preguiçoso e sem disposição não tem futuro. O profissional precisa ser orientado sobre a necessidade de passear pela loja várias vezes ao dia – do caixa aos bastidores –, para controlar a operação e agir quando necessário.

Fonte: Portal SM

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais