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Conheça três tecnologias capazes de revolucionar o varejo

Avery Dennison cria etiqueta inteligente que integra informações e
viabiliza a IoT, rótulo para conectar o produto aos consumidores e vitrine
interativa

Não existe mais limite entre os mundos físico e digital. Pelo menos não no
varejo. Nos últimos anos, uma série de tecnologias ganhou escala e
alcançou os mercados dos mais variados setores. São inovações que
permitem aumentar exponencialmente a capacidade de gerenciar a
produção, a distribuição e as vendas, comunicar-se com os consumidores
diretamente por meio de seus smartphones e gerar interação desde as
vitrines.

Robert Pernice, diretor global de etiquetas inteligentes para o segmento
de beleza da Avery Dennison, afirma que essas mudanças estão
transformando a área em que atua. “O mercado de beleza está migrando
para o omnichannel, a convergência de canais. Não importa mais onde
você vende, o importante é utilizar todas as ferramentas disponíveis da
melhor forma”, afirma. “A personalização e o número de cores disponíveis
crescem na taxa de 5% ao ano. Esse fenômeno está aumentando ainda
mais o desafio de gerenciar bem os estoques, além de dar a possibilidade
ao consumidor de comprar em qualquer canal com uma experiência sem
barreiras.”

Especialista nessas soluções, a multinacional americana  Avery
Dennison  apresentou seus produtos em São Paulo, no primeiro dia da
Latam Retail Show, um dos maiores eventos de varejo e consumo da
América Latina.

Tags inteligentes

As etiquetas equipadas com identificação por radiofrequência (RFID)
funcionam como um estádio lotado, com milhares de pessoas dormindo
nas arquibancadas e, no gramado, um indivíduo com um megafone.
“Quem está com o megafone grita um nome. Todos começam a murmurar
seu próprio nome, até que a pessoa consegue identificar quem está
procurando”, explica o autor da analogia, Robert Pernice, que participou
da Latam Retail Show como palestrante.

As etiquetas inteligentes permitem rastrear os produtos com um alto grau
de eficiência. Assim, elimina um problema antigo que todo lojista conhece
muito bem: o sistema indicar que ainda existem algumas poucas unidades
disponíveis de determinado produto no estoque quando, na verdade, não
há mais nenhum.

O setor de beleza, em especial, com suas centenas de diferentes cores de
batom e de maquiagem, começa a se beneficiar dessa tecnologia.
“Antigamente, ao longo de um ano, o setor perdia o controle sobre 30%
do estoque de seus produtos”, afirma Pernice. “Com a RFID, o nível de
acuracidade de inventário chega a 99%.”

O diretor da Avery Dennison cita um caso específico de outro setor, o de
calçados. “A Macy’s mantém uma loja em Nova York que tem o tamanho
de um quarteirão. Todos os dias, centenas de pares de sapatos são
retirados do estoque ou das vitrines. E ao fim do dia precisam ser
repostos. Com as etiquetas inteligentes, a loja faz esse trabalho muito
mais rapidamente, mantendo os produtos sempre disponíveis para a
compra. Os resultados aparecem rapidamente.”

Robert Pernice lembra que as etiquetas RFID são acessíveis: “Hoje, custam
oito vezes menos do que quando eu comecei a trabalhar com o produto,
há 25 anos”. E já alcançaram um grau de desenvolvimento tecnológico
que permite aplicar as etiquetas em situações desafiadoras, como
embalagens metálicas e produtos líquidos.

Conversa eletrônica

A Avery Dennison também desenvolve soluções em Near Field
Communication (NFC). Como o nome indica, essa tecnologia possibilita a
troca de dados entre dois dispositivos eletrônicos compatíveis e próximos
entre si.

As aplicações para o varejo são inúmeras. Ela permite melhorar a
comunicação com o consumidor, pois permite criar um storytelling sobre
o seu conceito, sua origem e fabricação, o modo de usar e os efeitos
esperados. Tudo isso diretamente pelo smartphone do cliente.

TV na vitrine

Para avançar na comunicação com o consumidor, a Avery Dennison fez
demonstrações, durante a Latam Retail Show, da plataforma interativa
Vela. Ela funciona como uma película posicionada sobre as vitrines que
transforma o vidro comum em uma tela, em que podem ser expostos
vídeos e informações sobre promoções.

Quando o lojista preferir, a tela volta a ser uma vitrine comum. Dinâmica e
versátil, a tecnologia permite melhorar a comunicação com os
consumidores e os possíveis novos clientes. É mais um passo na aplicação
de tecnologias acessíveis e que estão transformando o varejo.

Fonte: Exame.Com

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