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Consultor do Sebrae-SP dá dicas para quem deseja apostar no mercado pet
O mercado de produtos e serviços para pets está cada dia mais em alta. Se você quer entender
melhor esse setor antes de se aventurar, o Sebrae-SP pode te ajudar. Durante a Feira do
Empreendedor 2019, que acontece de 5 a 8 de outubro em São Paulo (SP), consultores e
especialistas estarão disponíveis para falar sobre as oportunidades de negócio no ramo.
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de
Estimação (Abinpet), o Brasil tem a quarta maior população de animais de estimação do
mundo. No total, são 132,4 milhões deles — todos com necessidades que precisam ser
atendidas pelo mercado.
Por esse motivo, o consultor do Sebrae-SP André Cardoso da Silva destaca que esse mercado
está em plena expansão. "O setor tem se multiplicado nos últimos anos e é um dos que mais
cresce em faturamento”, diz ele.
Alimentação, banho e tosa, atendimento veterinário e muitos outros produtos e serviços são
essenciais para o cuidado adequado dos animais. Eles, aliás, não se resumem a cães e gatos.
Cobras, coelhos, pássaros e outros bichos também se tornaram pets comuns.
“A cadeia dos pets envolve vários produtos e serviços e movimentou cerca de R$ 22 bilhões no
último ano. É um ramo com uma prospecção muito grande”, diz Silva.
O consultor também ressalta que os pet shops não são a única maneira de empreender nesse
nicho. Silva cita como exemplo as lojas móveis, que fazem atendimentos em mais de um local
e atraem maior público. “Eu vejo muitos desses negócios dentro de condomínios, que são um
polo de consumo”, diz.
Além de diminuir custos como aluguel e energia, esse modelo de negócio diminui também o
número de funcionários. Para Silva, porém, é o diferencial do produto ou serviço oferecido que
faz com o que o crescimento seja ainda mais elevado.
“Existem muitos animais com doenças que precisam de uma alimentação diferenciada, por
exemplo”, diz ele, citando também a moda e os brinquedos para pets como bons ramos para
investir – e até fornecer para pet shops. “Gravatas, bijuterias e laços são muito usados,
principalmente nos serviços de banho e tosa”, completa.
Seja qual for o ramo, a dica de Silva para quem deseja empreender na área é investir naquilo
que tem mais afinidade. “Existem diversas vertentes além das lojas”, diz.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios