FCDL Notícias
Consumidor 60+ sente falta de alimentos específicos para idade
Ler o preço do produto, pegar a embalagem nas gôndolas, carregar a cesta ou empurrar um
carrinho até o caixa e depois levar para casa é a rotina normal de um cliente no supermercado.
Se imaginarmos um consumidor com mais de 60 anos fazendo as mesmas atividades, estas
tarefas podem ser mais trabalhosas do que parecem.
Recentemente, a Rede Globo apresentou no Rio de Janeiro uma série de pesquisas sobre
longevidade que mostram consumidores idosos cada vez mais ativos, saudáveis, exigentes,
conectados e fundamentais para a família brasileira. Segundo Flavia Toledo, Gerente de
Comportamento do setor de Inteligência de Mercado da Rede Globo, o consumidor da melhor
idade ganha cada vez mais espaço na economia do país.
Os dados apresentados pela executiva mostram que 16% da renda nacional em 2020 virá dos
idosos. Contudo, apesar dessa contribuição, um grupo de 37% desses consumidores acredita
que existem poucos produtos para a sua idade. O que, de fato, pode representar uma
oportunidade.
Atendimento para a “Mais Idade”
Ainda de acordo com a pesquisa, o preparo das lojas para lidar com a longevidade do
consumidor não é adequado para 72% deles. Segundo Flavia, mais de 50% dos idosos entram
em lojas e não conseguem achar o que querem comprar. “A ‘Mais Idade’ é o futuro de todos
nós. Por isso, vivemos um novo momento em que é preciso nos preparar para ele”, diz a
Gerente de Inteligência de Mercado da Globo, ao blog APAS Show.
Um dos caminhos mais seguros para o setor de supermercados alinhar a estratégia com a
demanda deste público é conversar com ele. “Existem diversas questões importantes para esta
faixa etária, como o atendimento, por exemplo. As pesquisas que reunimos mostram que,
quanto mais velho o consumidor, mais importante o atendimento é, seja qual for o ponto de
venda”, observou ela.
As pesquisas analisadas pela gerente foram: Kantar Ibope Media; Hype 60+; SPC BRASIL
(2018); OLDIVERSITY (2018); SeniorLab; Secretaria da Previdência Social; Tetra Pak; Instituto
Locomotiva; World population Prospects (ONU); IBGE / PNAD / Projeção Populacional 2050.
Fonte: Newtrade