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Consumidor anseia por novos serviços nos supermercados, diz pesquisa
Os supermercados de São Paulo precisam entender que hoje vivemos em um
mundo onde o hábito de consumo precisa estar acompanhado de experiências positivas no ponto de venda. Este é o resultado da pesquisa “Tendências do
Consumidor em Supermercados 2018/2019”, feita pela APAS (Associação Paulista de
Supermercado) em parceria com o Ibope Inteligência.
Isto significa que o período onde o preço era determinante para o sucesso da
operação ficou para trás. De acordo com a pesquisa, hoje, a qualidade e o
sortimento de itens de uma loja representam 69% dos principais pontos explorados
pelo consumidor. Além disso, a localização dos supermercados é outro fator
determinante para a escolha da loja na hora da compra.
Por outro lado, para 50% dos entrevistados os supermercados de vizinhança ainda
continuam sendo os principais canais para as compras emergenciais, contra
supermercados e hipermercados, que ficaram com 36%. Já para os consumidores
que fazem compras do mês, 58% preferem os supermercados.
Desse total, 78% consideram preço, 76% optam por causa da qualidade e variedade
de produtos e 52% disseram que preferem os supermercados para fazer compras de
mês por conta da sua localização.
E-commerce supermercadista
Segundo o estudo da APAS, os supermercados já perceberam a importância das
vendas pela internet e hoje percebe a expansão desse mercado com a procura cada
vez maior dos consumidores pelas plataformas digitais das empresas do varejo. De
acordo com a pesquisa, 15% dos brasileiros já fazem compras em sites de
supermercados, principalmente pessoas da classe A, que chega a 19%.
Os itens mais comercializados pelas plataformas de e-commerce são produtos de
higiene pessoal e beleza, com 57%, seguido por objetos de decoração e utilidades,
com 50%. Na sequência aparece também materiais de limpeza como outro item
comum nas cestas e carrinhos de compras virtuais, presente em 46% deles.
Além de usar os sites das redes para fazer compras, os consumidores que
responderam a pesquisa também disseram usar a internet para comparar os preços
dos produtos (57%), enquanto 49% sempre encontra o que procura nas plataformas
online. Em contrapartida, 57% dos participantes não compram pela internet porque
preferem ver e escolher os produtos pessoalmente.
Outro fator que desestimula 51% dos entrevistados a comprar pela internet é o
valor cobrado pelo frete. Outros 45% disseram que a desconfiança é outro fator
decisivo para não fazerem compras online.
Futuro do PDV
A pesquisa da APAS ainda revela que 39% dos consumidores preferem o serviço de
autoatendimento nas lojas e 21% querem pagar suas compras com o celular ou
outros meios. Para 18%, outra opção levada em consideração é a opção de comprar
pela internet e retirar na loja.
Das inovações implementadas nos supermercados, 35% dos supermercadistas
optaram por novos sistemas de caixas e estoques, além de redes sociais, vendas
online, autoatendimento e aplicativos de celular, este último adotado por 7% dos
entrevistados.
Fonte: Newtrade