FCDL Notícias

Consumidor brasileiro já recuperou parte do otimismo perdido

O consumidor brasileiro já esteve mais pessimista, de acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pelo Credit Suisse. O país passou do 8º para o 4º lugar de otimismo entre oito economias emergentes pesquisadas. Na nossa frente estão, na ordem, Índia, Indonésia e China. Depois do Brasil estão África do Sul, México, Rússia e Turquia.

“O ambiente macro do Brasil ainda é desafiador, mas são evidentes as expectativas de uma melhora gradual daqui em diante”, diz o texto. A porcentagem de brasileiros que esperam que suas condições financeiras vão melhorar nos próximos 6 meses quase triplicou em um ano (mas segue baixa em 29%).

E os brasileiros são último lugar quando perguntados se agora é um bom momento para fazer uma grande compra. Mas em termos percentuais, todas as medidas tiveram melhora expressiva em relação aos números do ano passado. A recuperação dos preços de commodities, o fortalecimento do real e a queda das expectativas de inflação são alguns dos fatores citados pelo estudo.

Também foi verificado um surpreendente aumento no gasto com férias e outro não tão surpreendente em acesso à internet que “pode ser explicado por consumidores cortando outras formas de entretenimento”. A previsão do Credit Suisse para crescimento da economia brasileira em 2017 é de apenas 0,2%, menos da metade da média do mercado. 14 mil pessoas foram ouvidas no total, 1.550 delas no Brasil (70% em áreas urbanas e 30% em áreas rurais).

Fonte: Portal Newtrade

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais