FCDL Notícias

Consumidores aproveitam Black Friday para antecipar fim de ano

Fazer compras sem lidar com os percalços de enfrentar filas nas lojas, correrias, compras de última hora e procurar vagas de estacionamento já é possível e está ao alcance das mãos do consumidor com a opção da internet. O comércio eletrônico, conhecido como e-commerce, possibilita a comodidade da entrega dos produtos no conforto da casa do cliente, com economia de tempo, além de proporcionar a pesquisa de preços em diversas lojas e a facilidade do pagamento.

As lojas virtuais também participam da chamada “Black Friday”, porém, só vale até a sexta-feira, diferente dos estabelecimentos físicos localizados nos shoppings. Para aproveitar as promoções e os descontos, consumidores esperam o ano inteiro por esta data do varejo.

As compras da Black Friday já fazem parte da rotina anual da biotecnóloga Jéssica Costa. Eletroeletrônicos, tênis e livros são os principais itens da ‘cesta’ e Jéssica ressalta que espera pela data por perceber que o desconto compensa, principalmente em lojas virtuais.

Questionada se realmente vale a pena aguardar a Black Friday, a biotecnóloga ressalta que é preciso planejamento. “Já cheguei a pegar descontos de 200 reais em um tênis. A questão é que é bom já saber o que você quer comprar e já ter noção de preço com antecedência”, disse Jéssica Costa. “O grande problema é quando as pessoas deixam pra verificar de última hora, acabam de um deslumbrando com “promoções” que não são reais”, completou.

Em 2011, quando a data do varejo teve bastante divulgação e iniciou no Brasil, a servidora pública, Gilcilani Chaves aproveitou e comprou dois smartphones que estavam em lançamento. Mas arrependeu-se da espera nos anos subsequentes. “Só esperei o primeiro ano, porque os demais não compensaram. Os outros anos, os produtos eram a metade do dobro”, criticou a servidora. Para ela as lojas virtuais aumentam o preço exageradamente semanas antes da Black Friday e logo após voltam ao valor real. “O segredo é ir pesquisando meses antes pra ver o valor dos produtos”, apontou.

Fonte: Portal Varejista

FCDL Notícias
  • Como a neurociência ajuda a ser um empreendedor melhor

    Continue lendo Clique e leia
  • É necessário mais do que a omnicanalidade para atender o cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Boticário e Natura são as marcas que oferecem a melhor experiência ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • A importância de ESG para o pequeno empreendedor

    Continue lendo Clique e leia
  • Como a digitalização dos meios de pagamento pode impactar no negócio

    Continue lendo Clique e leia
  • Omnichannel: transformando a gestão de estoque

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais