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Consumidores gastam mais em e-commerce do que em shoppings

Os shopping centers das metrópoles brasileiras estão enfrentando concorrência cada vez mais ferrenha do comércio eletrônico. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos em nove regiões metropolitanas, usuários de internet já gastam, em média, mais com compras on-line que em shopping centers.

O levantamento aponta ainda que um quinto dos entrevistados realizou alguma compra pela internet nos últimos 30 dias. Os maiores índices de compra virtual ocorrem nas classes mais altas: 30% dos pesquisados das classes AB declararam ter feito uma aquisição online no último mês, comparado com apenas 8% entre as pessoas ouvidas das classes DE. Na classe C, o índice também é baixo, metade do registrado entre aqueles de classes mais altas: 15%.

Quando se olha para a faixa etária, o principal grupo consumidor na internet são os jovens de 24 a 34 anos (23% compram on-line), seguido por aqueles de 18 a 24 anos (21%). Entre os acima de 65 anos, o índice é de apenas 15%. Já com relação ao gasto médio mensal, a ordem é inversa: a partir dos 25 anos o ticket médio mensal é mais alto, alcançando o pico (R$574) entre os internautas na faixa dos 45 a 54 anos.

A pesquisa foi realizada entre julho de 2015 e junho de 2016 com 22.576 entrevistas presenciais nas principais regiões metropolitanas do país. As cidades monitoradas foram Grande Curitiba, Grande Fortaleza, Grande Salvador, Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Distrito Federal, Grande Recife, Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre. A margem de erro é de 0,65% para mais ou para menos.

Fonte: Portal Varejista

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