FCDL Notícias

Cooperativas estão entre as maiores companhias do setor supermercadista

O setor supermercadista é um dos principais indicativos da economia por sua
inserção e representatividade no dia a dia dos consumidores. E as cooperativas cada
vez investem mais em suas lojas para atender melhor os seus associados e clientes.
O reflexo disso pode ser percebido no Ranking Abras 2019, que chega a sua 42ª
edição e revela os atuais dados e movimentações do setor supermercadista. Entre
as maiores companhias do setor, destaque para 21 cooperativas que atuam em 15
regiões do Rio Grande do Sul.

A pesquisa elaborada pelo Departamento de Economia da Associação Brasileira de
Supermercados (Abras) aponta que os supermercados das 21 cooperativas
registraram um faturamento bruto de R$ 1,55 bilhão em 2018, o que representa
8,66% do faturamento bruto total de todas as companhias do setor no RS. As
cooperativas possuem 137 lojas e uma área de vendas de 109,750 m2. Em 2018,
elas registraram 770 check-outs nos caixas de atendimento, com números
expressivos na geração de empregos diretos, totalizando 4.853 funcionários.

Cenário atípico em 2018
“Diante da perda do ritmo da recuperação econômica pela qual passamos, o
crescimento de 0,7% nominal foi até um alívio. Seguimos nos equilibrando para
continuar investindo e ampliando nossos negócios”, afirma o presidente da Abras,
João Sanzovo Neto, que lembra o movimento de paralisação dos caminhoneiros que
impactou na distribuição e na logística, gerando desabastecimento e prejudicando a
produção no país.

Em meio a esse cenário, o setor supermercadista registrou faturamento de R$ 355,7
bilhões em 2018. A projeção da Abras para o crescimento nas vendas passou de 3%
no início de 2018 para 2,53%, em julho, porém, o resultado final foi um crescimento
de 2,07%.

Fonte: Newtrade

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais