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Coronavírus e os impactos no atendimento ao cliente
As ações dos líderes em tempo de incertezas
“Turbulência em negócios é definida como mudanças imprevisíveis e rápidas nos ambientes externo e das empresas, que afetam seu desempenho. O “efeito borboleta”, consequência da crescente interconexão, interdependência e globalização”. Kotler e Caslione – Vencer no Caos
O acrônimo VUCA, Volátil, Incerto (Uncertainty em inglês), Complexo e Ambíguo nunca fez tanto sentido. O mundo está “VUCA” e nós ainda convivemos com a nossa “muvuca” Os futurologistas, há algum tempo, já previram que viveríamos crises em intervalos de tempos cada vez mais curtos, ou seja, teremos crises mais frequentes e imprevisíveis.
Se preparar é fundamental porque o mundo não será o mesmo pós Covid-19. Teremos impactos econômicos, mas também mudanças na mentalidade, valores, expectativas e nos hábitos de compra, consumo e nas relações de ensino, trabalho e poder. A crise atual acelera as transformações em curso na sociedade. A forma de comprar, vender e a configuração da cadeia de abastecimento passará por aceleradas mudanças. Neste contexto VUCA, será impossível o líder acompanhar tudo e novas formas de liderança que já estão sendo discutidas, precisam ser avaliadas e implementadas.
Para propiciar uma leitura rápida, o tema será dividido em vários artigos e as fontes consultadas serão sempre publicadas no final, para quem tiver interesse em se aprofundar nos temas.
O papel do líder
Em chinês, a palavra crise é composta de dois ideogramas. Um representa perigo e o outro oportunidade. Essa imagem é importante porque o líder tem o papel central de dar sentido para as pessoas seguirem em frente. Ser realista com uma dose de otimismo é vital para inspirar as pessoas e as motivarem para seguirem em frente.
Ter uma comunicação frequente e curta, mesmo não tendo todos os elementos. Estabelecer a conexão humana é vital. Evitar comunicações conflitantes é essencial para que as pessoas tenham uma direção e possam agir. O líder não terá todas as respostas e precisa ter a humildade para aceitar sua vulnerabilidade. Essa aceitação não o tornará fraco, pelo contrário, abrirá espaço para o diálogo e criará condições para o diálogo, ou seja, dar voz para as pessoas, o que permitirá a manifestação de diferentes pontos-de-vista, esclarecimento de dúvidas para que todos estejam no mesmo barco e remando na mesma direção.
O alinhamento da direção, a descentralização do poder por meio de uma estrutura mais horizontal, equipes multidisciplinares para se ter uma visão mais sistêmica que vai além dos silos e das fronteiras da empresa. Esse caminho é que criarão as condições para líderes de negócios terem uma nova visão de mundo e novos referenciais para lidar com tanta instabilidade.
As ações do líder:
“Cada decisão que você tomar deve basear-se não somente em solucionar os problemas imediatos, como também em ajustar a trajetória futura da empresa” (Liderança na era da turbulência econômica).
Desenvolver uma organização confiante. “Em tempos de crise, a confiança é fundamental. De acordo com o artigo da Deloitte, está é a fórmula simples que enfatiza os principais elementos: Confiança = Transparência + Relacionamento + Experiência”
A construção da confiança passa pela transparência, em compartilhar o que sabe e admitir o que não sabe, sem rodeios. Confiança é a base dos relacionamentos e torna a empresa ágil.
O que é vital na postura do líder
Abraçar o propósito e a missão, para que a razão e o coração caminhem juntos com o ser humano no centro das decisões. É vital preservar a essência e a identidade da organização, buscando um equilíbrio entre o que precisa ser preservado e renovado numa perspectiva de curto e longo prazo.
Criar visões e atitudes positivas que reconheçam a realidade. Não subestimar o conhecimento das pessoas. As mídias sociais trouxeram mais transparência e velocidade para os acontecimentos. Colete informações em tempo real e compartilhe com a equipe, sejam elas boas ou ruins, mas não esqueça de ter uma dose de otimismo para dar sentido às pessoas a superarem o medo para moldar o futuro desejado.
Inspirar as pessoas. Vivemos a era da ansiedade e as pessoas estão desconfiadas, o que pode paralisá-las. Dê um sentido, um propósito e as inspire para que elas possam criar alternativas
Liderar pelo exemplo. As pessoas ficarão atentas as incoerências. Comunicar-se com autenticidade, ter humildade e honestidade intelectual (assumir o que sabe e o que não sabe), compartilhando a sua visão de mundo, reconhecendo os próprios limites da percepção e escutar de forma ativa a opinião das pessoas. Ser transparente considerando o fluxo de informação e a motivação da equipe.
Estar na linha de frente. O líder precisa ir para a linha de frente para eliminar os filtros e estar preparado para receber más notícias. Há líderes que ficam dentro de bolhas e não escutam o que está no seu entorno, se distanciando da realidade. “Você precisa reunir seu pessoal, coletar as melhores opiniões e sugestões relativas aos problemas diante da empresa e desenvolver uma solução que não somente lide com a crise atual, como também defina um percurso para que a empresa sobreviva às dificuldades”. Harvard Business Review
Ter objetivos específicos, mensuráveis, com definição clara de responsáveis e prazos determinados. Os objetivos ajudam a equipe ficar a focada e proporcionam um propósito para as pessoas agirem. Estabeleça marcos intermediários para que as pessoas possam ter a certeza de que os resultados são desafiadores, mas alcançáveis. Crie condições para elas celebrarem as conquistas intermediárias. Isso é energizante e contribui para seguir em frente, apesar dos obstáculos.
Ser didático e demonstre para todas as pessoas a importância e impacto de suas ações. Parta das premissas de que varejo é detalhe e de que o óbvio não existe. “Quanto mais pessoas valorizarem a importância do papel de cada um para que a empresa sobreviva à tempestade e possa sair fortalecida, melhor será o desempenho delas no trabalho” (Liderança na era da turbulência econômica).
*Por Olegário Araújo, cofundador da Inteligência360 e pesquisador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP
Fonte: Portal E-Commerce Brasil