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Corredor de frios mapeia clientes em tempo real

Uma startup norte-americana desenvolveu um freezer interativo, capaz de oferecer
promoções personalizadas aos consumidores. O equipamento tem câmeras,
sensores de movimento e rastreamento ocular. A Cooler Screens, empresa
responsável pelo produto, já implantou o equipamento em seis lojas da rede de
farmácias Walgreens.

O refrigerador é capaz de identificar gênero, faixa etária, a que produtos os
consumidores estão olhando, quanto tempo estão em pé e a reação emocional a um
determinado produto. Depois de coletar os dados em tempo real, um algoritmo
determina os melhores anúncios a serem exibidos naquele momento.

O freezer tem uma tela que mostra qual produto está atrás da porta. Se um homem
está olhando para um refrigerante, por exemplo, a máquina pode exibir um anúncio
da versão “zero” da bebida. Isso porque a Cooler Screens é capaz de identificar uma
suposta preferência do sexo masculino pelo refrigerante zero açúcar.

A hora da compra também é um fator importante para o algoritmo. Se o
consumidor está na frente do refrigerador no fim da tarde, verá sugestões como
uma pizza congelada ou um hambúrguer instantâneo. As câmeras detectam até o
tipo de produto nas mãos do consumidor para convencê-lo a comprar outro
alimento.

Dados e publicidade

Mesmo com todo o aparato, a Cooler Screens garante que não armazena nenhum
dado coletado. A próxima etapa é trilhar o caminho inverso – convencer os
consumidores a alimentar seu sistema. A empresa quer que as pessoas usem o
aplicativo da Walgreens para indicar suas preferências. Quando um cliente adicionar
alimentos sem glúten à sua lista de favoritos, as ofertas devem focar nesse tipo de
produto.

Uma pesquisa feita pela startup mostrou que 75% das pessoas tomam decisões
sobre o que vão comprar em refrigeradores por impulso. Isso torna a empresa
valiosa para outras que estão lutando pela atenção do consumidor. Até agora, a
Cooler Screens fechou contratos de publicidade com Coca-Cola, Pepsi, Nestlé e
outras 13 empresas.

Fonte: Portal No Varejo

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