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Curso ajuda empreendedor a entender o comportamento dos consumidores negros

“O consumidor negro movimenta mais de R$ 1 trilhão, mas não há muita
compreensão dos hábitos de consumo dessa população, que é vista como
pobre e periférica”. Essa falta de conhecimento levou o professor Raoni
Cusma a criar a Escola de Negócios Afro-étnicos, que tem um curso que
discute questões relacionadas ao protagonismo dos empreendedores e
consumidores negros.

Lançada nesta terça-feira (3/9), a iniciativa foi apoiada pela Faculdade
Zumbi dos Palmares, local onde as aulas serão realizadas.

“O nosso intuito não é apenas formar empreendedores, mas oferecer
habilidades e ferramentas para que o aluno possa levar seu conhecimento
para dentro de outras empresas, como um intraempreendedor”, afirma o
professor.

Entre os conteúdos abordados nas aulas estão temas como negócios
digitais, storytelling, metodologias ágeis, comportamento de
consumidores de todas as culturas, liderança inclusiva e moda.

Além disso, o curso pretende trazer discussões sobre o mercado de
beleza. “Dificilmente, os negócios conversam com uma negra sobre as
suas demandas em relação à maquiagem, por exemplo, e ela acaba não
encontrando produtos compatíveis com o tom da sua pele. Além disso,
poucas marcas também entendem a complexidade do cabelo afro”, diz
Cusma.

Entre as iniciativas que o docente vê como interessantes está o
movimento Black Money, que busca incentivar o consumo de produtos e
serviços produzidos por negros. “No entanto, há muito espaço ainda para
crescer e criar visibilidade para esses empreendedores”, diz.

Até o final do ano, a proposta do projeto é fechar com seis cursos. A aulas
terão carga horária de 80 horas e duração de até quatro meses. O curso é
aberto para o público em geral. Para os alunos da faculdade e para a
comunidade afrodescendente, o valor das aulas é de R$ 480. Para os
demais interessados, o preço é de R$ 840.

Fonte: Newtrade

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