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Dados em primeiro lugar

Um dos temas que estamos levando para o Retail Trends desse ano,
sintetizando alguns dos temas que foram vistos na última NRF, está na
questão dos dados e da importância deles.

Mas há algo novo sobre dados? Tecnicamente não, porém, a questão
essencial sobre dados não está na questão do termo em si, mas no fato de
que a distância entre aqueles que até hoje não criaram nenhuma iniciativa
nesse sentido e aqueles que já começam a obter resultados sólidos é cada
vez maior.

Na última NRF foi possível verificar não somente uma nova infinidade de
propostas sobre como obter novos dados de consumo através de
equipamentos como câmeras e sensores, captando desde a
movimentação de clientes, até mesmo a pegada de produtos em gôndola,
como também sincronizando essas informações em tempo real para que
as tomadas de decisão sejam cada vez mais rápidas e assertivas.

Bons exemplos não faltam: um dos que mais nos chamou a atenção em
Nova Iorque, a B8ta, um modelo de negócio baseado na locação de
espaço para pequenas marcas (mas que começa a chamar a atenção de
grandes players também), que como grande trunfo a captação de
absolutamente tudo o que acontece no ponto de venda, através de
câmeras e sensores espalhados pela loja, e até mesmo as informações
geradas nos tablets expostos pela loja com informações.

Todas as informações geradas são compartilhadas com as marcas que
estão no espaço. Assim sendo, cada marca pode estudar como está sendo
seu impacto no local e qual a melhor estratégia para um melhor resultado.

Mas só é possível trabalhar com dados se tiver tecnologia envolvida? Na
visita técnica que fizemos à nova flagship da Zara, foi possível entender
que mesmos os dados transacionais, que hoje praticamente todo o varejo
tem a disposição, como vendas, tíquetes médios, entre outros, quando
bem utilizados, podem criar informações para rápidas tomadas de
decisões de reposições, compras e coleções.

Não é à toa que a marca hoje é uma referência no modelo de fast fashion,
principalmente pela velocidade como consegue levar o que acontece nas
passarelas para os cabides e araras da loja.

E não se trata somente de exemplos vindos de fora. Empresas como Petz,
Mambo, entre outras no Brasil, vêm tornando as informações hoje
geradas algo que possa ser facilmente consultado e trabalhado,
otimizando ações, e por consequências, resultados.

Na maioria dos casos, celulares ou scanners ao lerem uma etiqueta
eletrônica, podem gerar uma série de informações, como data do próximo
estoque, última venda, preço (para checagem de etiquetas), entre outros.

No caso dos dados, eu costumo traçar um paralelo entre o mundo do
varejo e o dos esportes. Como no esporte, acreditamos que o varejo deve
ser feito na raça, com o sucesso conquistado através do esforço.

Entretanto, se analisarmos a maioria das atividades esportivas hoje, onde
uma corrida de automóveis pode ser decidida por uma pequena fração de
segundos, ter à mão dados como clima, dados da pista, entre outros, vão
auxiliar no preparo do carro e do piloto, em busca dos resultados
almejados.

Uma corrida é muito mais do que a vitória de quem acelera mais. É a
vitória de quem na verdade, dirigiu melhor. Nos negócios, não é diferente.
Onde muitos apenas tentam acelerar, estão ganhando mercado aqueles
que souberam, através dos dados, dirigir melhor seus negócios.

Sai na frente quem considera a importância dos dados em primeiro lugar.

Fonte: Portal Mercado & Consumo

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