FCDL Notícias

Descubra o que mais vai atrair consumidores para o varejo

Inovações, experiência e sustentabilidade são os principais aspectos buscados globalmente pelos clientes no varejo. A conclusão é do estudo “O consumidor do amanhã”, realizado pela Moisaiclab, braço de pesquisa da GS&MD , e divulgado durante o Global Retail Show , evento online que acontece até o dia 19 deste mês. O levantamento contou com 5.023 participantes de 17 países, incluindo o Brasil.

Um dos diversos pontos abordados na pesquisa buscou identificar o que o consumidor espera das empresas de varejo daqui para a frente. Confira a seguir:

54% querem mais interação digital na loja

Os principais recursos citados pelos participantes do estudo foram: vitrine virtual e interativa, espelho virtual, óculos de Realidade Aumentada, etiquetas ou embalagens escaneáveis pelo smartphone para acesso a informações sobre os produtos.

50% desejam mais serviços e customização

Os pontos que apareceram neste tópico foram: lojas com serviços, lojas com produtos possíveis de serem personalizados e lojas que levam produtos até a casa do cliente para que ele experimente e tenha possibilidade de devolver.

46% querem mais lojas autônomas ou inteligentes

Os aspectos apontados pelos consumidores são: atendimento digital por meio de inteligência artificial, lojas físicas sem presença de caixas ou funcionários, lojas com atendentes robôs e lojas com atendentes virtuais.

39% gostariam de mais realidade aumentada na compra online

Os consumidores dizem que esse recurso seria interessante para ajudar na escolha em suas compras no e-commerce. Uma possibilidade seria, por exemplo, ver o produto no tamanho natural.

38% desejam mais conhecimento e recomendação

Eles citam: mais atendemos especializados para tirar dúvida e recomendar produtos e lojas que ensinam como usar os produtos e serviços por meio de treinamentos e cursos, por exemplo.

37% querem lojas com mais experiência

Entre as possibilidades citadas estão: ambiente interativo nas unidades físicas com demonstrações de produtos, cursos, etc. E lojas com conceitos integrados entre on e off line.

32% desejam realizar mais compras nas redes sociais

Consiste em o cliente ter a possibilidade de adquirir produtos pelo Instagram, Facebook, entre outras.

29% já querem mais drones no delivery

Esse grupo de consumidores vê com bons olhos receber seus pedidos de compras feitos no delivery por meio de drones.

28% apontam mais live commerce

Ou seja, esses consumidores querem que as empresas realizem mais vendas de produtos em lives nas redes sociais, em que influenciadores testam as mercadorias ao vivo, tiram dúvidas, fazem promoções e realizam a venda instantaneamente.

27% citam mais economia compartilhada

Além de roupas e calçados, o alvo aqui também são os eletrodomésticos e eletrônicos. A ideia e usar temporariamente ou alugar em vez de comprar o equipamento.

 

Fonte: Portal S.A Varejo

FCDL Notícias
  • 34% das redes regionais não investiram em tecnologia

    Continue lendo Clique e leia
  • O compliance digital no contexto das pequenas e médias empresas

    Continue lendo Clique e leia
  • Conheça as 11 formas de pagamento mais usadas atualmente

    Continue lendo Clique e leia
  • Varejo atual precisa estar “próximo, disponível e pronto para o cliente”

    Continue lendo Clique e leia
  • O que vale mais: experiência extraordinária ou experiência sem fricção?

    Continue lendo Clique e leia
  • Um olhar sobre o varejo atual: tudo o que sua empresa precisar saber

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais