FCDL Notícias

Descubra startups que resolvem grandes dores do varejo brasileiro

Robôs vendedores, e-commerce que conecta restaurantes a fornecedores e
troco digital

Algumas startups têm desenvolvido tecnologias que contribuem com essa
nova fase do varejo digital. De acordo com um estudo realizado pelo Liga
Insights, existem 293 Retails – startups que oferecem soluções para o
setor. Os empreendedores estão investindo cada vez mais em sistemas
que transformam o modo de como os varejistas se relacionam com
clientes e consumidores, otimizando processos e melhorando a
experiência do cliente. Entre as soluções disponíveis no mercado é
possível destacar startups voltadas ao e-commerce, inteligência artificial e
pagamentos.

Para Leonardo Almeida, diretor executivo da Menu – marketplace que
conecta bares e restaurantes às indústrias de bebidas e alimentos, a
inovação no varejo vai muito além de permitir que o consumidor faça suas
compras pela internet.“Existem diversas possibilidades de atingir os
pequenos, médios e grandes varejistas. Mas para chegar nessas empresas
é preciso somar conhecimento e experiência no setor ao uso de
tecnologia. Aqui na Menu, por exemplo, agilizamos os processos de
compra dos comerciantes conectando eles às indústrias e fornecedores na
nossa plataforma, com entregas em até 48 horas” afirma.

Solução aplicada ao varejo impulsiona vendas

Com um “Robô Vendedor”, a GoBots automatiza os processos de vendas
online possibilitando que os e-commerces e marketplaces atendam os
clientes de forma rápida e totalmente automática – o que ajuda a
aumentar a conversão de vendas online em mais de 30%. Criada em 2016,
jovem e inovadora, a startup conta com mais de 130 clientes como Livraria
Saraiva, Fast Shop, Acer, Electrolux, L’Oréal, entre outros. A GoBots
proporciona diversas soluções para melhorar a experiência de compra,
além de ajudar os lojistas a venderem cada vez mais.

Plataforma conecta comerciantes à distribuidores

A Menu conecta pequenos comerciantes como restaurantes, bares e
pizzarias aos melhores fornecedores e distribuidores de bebidas e
alimentos por meio de marketplace. Do site ou do celular, o dono do
estabelecimento tem acesso aos melhores fornecedores do Brasil e pode
comparar preço, comprar mais barato e receber tudo em até 24 horas.
Além disso, a plataforma da startup possui uma tecnologia integrada à
logística que ajuda no processamento de pedidos, até a gestão de estoque
e transpor. Hoje a Menu cresce 50% ao mês e é uma solução completa de
tecnologia para a indústria alimentícia, com duas unidades de negócio,
mais de 100 mil clientes cadastrados e grandes atores no setor, como
Alelo, Ambev, Unilever e Grupo Pão de Açúcar.

Falta de troco em estabelecimentos

A solução da Troco Simples transforma moeda comum em troco digital
com o objetivo de simplificar as transações financeiras que envolvem
dinheiro em espécie para mudar a forma como varejistas e consumidores
trabalham com o dinheiro. Jovem e inovadora, a startup que recebeu um
aporte da Astella Investimentos e pretende ultrapassar mais de 5 milhões
de trocos digitais entregues em 2020. De forma integrada aos sistemas de
frente de caixa (PDV), o varejista consegue reverter as moedas comuns de
troco em moedas digitais diretamente no CPF do consumidor.
Posteriormente, baixando gratuitamente o aplicativo da startup, o
consumidor consegue consultar quanto tem de saldo. O dinheiro
acumulado na plataforma pode render até 6% ao ano ou ser utilizado para
recarregar credito no celular; cartão de transporte e até mesmo doar para
causas humanitárias.

Fonte: Revista Varejo Brasil

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais