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Dia das Crianças: É hora de preparar a loja, como está a sua?
Existe sensação melhor que a de esperar pelas vendas de uma data
importante com sua loja totalmente preparada? O mês de outubro já bate
à porta e com ele chega o Dia das Crianças, uma das datas sazonais mais
expressivas para as vendas durante o segundo semestre. Mas se você
ainda não está em dia, sem desespero! Trouxemos algumas dicas para te
ajudar.
Que tal conhecer um pouco do público primeiro?
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que não são apenas os pais
que compram presentes para agradar as crianças na data. Além dos filhos
(52%), 47% dos entrevistados informaram que compram para sobrinhos e
27% para outras crianças.
A época também motiva inúmeras ações solidárias e doação de
brinquedos e alimentos para crianças em situação de vulnerabilidade
social. Diversas ONGs e entidades promovem campanhas em regiões
periféricas do Brasil o que acaba estimulando ainda mais a aquisição dos
itens sazonais.
O mesmo levantamento do Sebrae detectou as principais influências na
hora de escolher e comprar o presente para a criança. Em primeiro lugar
prevaleceu o pedido do presenteado (27%), em seguida o bom
atendimento da loja (16%), ineditismo do produto no mercado (4%) e
a propaganda (4%).
1 – SAIBA SE PLANEJAR
O Portal Vitrine do Varejo separou algumas dicas para organizar a loja com
antecedência e se preparar para alavancar as vendas no período, que é o
terceiro maior em volume de vendas no setor varejista brasileiro. Confira:
O Dia das Crianças é celebrado em 12 de outubro e, neste ano, o feriado
também do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cairá no
segundo sábado do mês. O ideal é que as compras tenham sido feitas no
fim de agosto, dia 30, por exemplo, mas se ainda não fez, ainda dá tempo!
Lembre-se de checar os estoques e comparar com o ano anterior quais
produtos tiveram maior procura e se, na ocasião, a loja registrou falta de
algum item. Perder vendas está fora de cogitação.
2 – MIX DIFERENCIADO
Entre os principais produtos sazonais para o período estão brinquedos e
doces em geral como bombons, bolachas e até aqueles ingredientes para
os pais agradarem o paladar da criançada: mistura para bolos,
achocolatados, cereais, gelatina, batata palha, leite condensado e etc.
O mix também pode ser incrementado com diversos produtos de
alimentação infantil como papinha, salgadinhos, ketchup, mostarda,
queijos, salsicha, refrigerantes, refrescos, entre outros.
3 – DECORAÇÃO TEMÁTICA
A decoração temática é importante para atrair a clientela infantil e,
consequentemente, despertar o desejo de compra nos pais. A montagem
da decoração pode começar no dia 28 de setembro e o desmonte na
mesma semana após data, no dia 19 de outubro.
Tente optar por uma decoração colorida ou com personagens conhecidos
do público infantil e que vai chamar a atenção para o período. A
decoração também deve ser pensada com a disposição de alguns
produtos sazonais em evidência. Coloque-os nas vitrines e também em
ilhas pelos corredores da loja.
4 – COMO NÃO PERDER NENHUMA DATA IMPORTANTE?
Às vezes a correria do dia-a-dia nos faz esquecer datas estratégicas do
varejo, como a compra para datas sazonais, decoração de loja e até
mesmo alguns itens que não podem faltar na loja. Para isso a UMV
oferece, pelo Flix do Varejo, o calendário promocional anual! Quer ter
acesso a todo o calendário promocional anual e saber como se preparar e
ainda alavancar as vendas? A Universidade Martins do Varejo (UMV) o
disponibiliza no Flix do Varejo , além de capacitação de lojistas e toda a
cadeia varejista. Clique no link e saiba mais.
Fonte: Portal Vitrine do Varejo