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Dicas para fazer uma demissão

Início de ano tem sempre um monte de coisas para organizar, inclusive o seu time! Nesta hora, pode ser necessário fazer algumas demissões. Todo gerente gosta de contratar, mas nenhum gosta de demitir. Porém, algumas dicas podem fazer com que tudo ocorra de forma mais tranquila.

01) Papel do líder

Avalie bem a demissão e tenha certeza que já tentou fazer a sua parte enquanto líder. Feedbacks, avaliações, treinamentos e acompanhamento. Quem decide sobre demissão é o líder e não o dono da loja. O líder é que acompanha e sabe do dia a dia, se for o gerente será este o responsável pela palavra final entre continuar com o colaborador ou fazer a demissão.

02) Melhor dia, horário e local para a demissão

Planeje bem o momento da demissão, jamais avise para a pessoa algo do tipo: depois preciso falar com você. Isto criará uma expectativa ruim. Prefira fazer a demissão no final do dia e no sábado após o expediente para evitar que a equipe fique repercutindo dentro da loja o assunto. Faça em um local reservado mas evite fechar a porta. Ficar de porta fechada e sem a possibilidade de outras pessoas acompanharem o que está acontecendo pode dar margens para mentiras. O melhor é ter alguém por perto como testemunha.

03) O que falar

Ao fazer a demissão diga que infelizmente a empresa precisa reduzir custo e por esse motivo você precisa desligá-lo. Que você deseja toda a sorte do mundo e sabe que ele terá plenas condições em se recolocar no mercado de trabalho tão logo. Seja bem objetivo, não fale os motivos reais da demissão. A pessoa já sabe, afinal, você já a alimentou com feedbacks constantes. Falar o motivo apenas servirá para iniciar uma chuva de justificativas.

Já marque o dia da rescisão, anote o dia e horário que a pessoa terá que voltar à loja e os documentos que ela precisará levar e pegue o ciente dela com uma assinatura. Uma cópia fica com você e a outra com o colaborador.

Lembre-se sempre que trata-se de um ser humano. Este momento irá impactar outras pessoas como família, equipe e até clientes. Um rápido esclarecimento posterior a equipe pode evitar fofocas e mal entendidos e claro, justifique dizendo tratar-se de uma redução de despesas. Aproveite para tranquilizar a equipe sobre outras demissões e peça o empenho e esforço de todos para manterem o resultado da loja.

Fonte: Blog Varejo Ativo

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