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Dicas para pequenas e médias empresas abraçarem grandes projetos

O dia a dia do mundo dos negócios é repleto de desafios e sobressaem as empresas que, além da especialização e competência para atuar em seu nicho, conseguem lidar com demandas provenientes das mais diversas áreas, volume e prazos curtos.

Estar à frente de uma PME e decidir quando vale à pena aceitar a execução de um projeto inusitado, seja pela complexidade da operação, volume de trabalho ou tempo de entrega pode ser crucial para o sucesso ou declínio do negócio. Afinal, o que precisa ser avaliado nesse momento? Basta apenas querer? Como uma empresa pode ter essa elasticidade e ser capaz de absorver tal demanda?

O diretor da DBios, especializada em back office services, Dijalma dos Santos reuniu 10 dicas a partir de experiências vividas em sua empresa e compartilha com os empreendedores que buscam o tão sonhado sucesso. Confira:

1 – Conheça a estrutura e a capacidade da sua empresa, mantenha os pés no chão, pois ao aceitar um desafio deve-se chegar até o final para que seu nome seja atrelado a competência e não a aventureiro;
2 – Relacionamento é essencial, muitas vezes a ajuda vem por meio de parceiros, então nunca deixe o networking de lado;
3 – Tenha um banco de dados atualizado de profissionais qualificados para o caso de surgir a necessidade de ampliação do quadro de colaboradores;
4 – Adote boas práticas para ser bem visto pelo mercado de trabalho e ter pessoas interessadas em trabalhar com você, isso pode fazer a diferença na agilidade da contratação;
5 – Tenha previamente documentado os processos para atender esses projetos urgentes, isso reduz boa parte do tempo previsto para a execução do trabalho;
6 – Ter uma equipe competente é fundamental, desde o RH até a linha de frente da operação;
7 – Leve em conta o custo operacional porque muitas vezes o projeto vai exigir mais horas de trabalho e, consequentemente, mais investimento na operação;
8 – Entenda que cada projeto é uma negociação e deve-se avaliar o tamanho, empresa, prazo de entrega, volume de trabalho e investimentos;
9 – O capital que trará para a empresa é muito importante, mas não é tudo, é preciso avaliar todas as partes envolvidas. Se for o primeiro grande projeto da sua empresa, a imagem que passará ao mercado é o principal;
10 – Em nenhum momento afasta-se da equipe, envolva-se ao máximo na operação e se preciso, erga as mangas e dê sua contribuição, pois esse envolvimento motiva o time e te dá visão de possíveis melhorias do projeto.

Fonte: Portal No Varejo

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