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Duas dinâmicas de grupo que vão ajudá-lo a ter novas ideias

Precisando ter novas ideias para sua loja? Que tal envolver sua equipe nesse processo por meio de dinâmicas de grupo? As duas que apresentamos neste artigo podem ajudá-lo!

No varejo, assim como nos esportes, é preciso que individualmente um ajude o outro para o coletivo se sobressair e os resultados surgirem.

Para isso, porém, é fundamental que o líder esteja sempre em contato com a equipe. Afinal, só assim os vendedores saberão quais são os objetivos e ideais da loja e você entenderá o que eles sentem em relação ao trabalho – e, consequentemente, poderá definir ações para mantê-los motivados.

Neste sentido, aliás, as dinâmicas de grupo podem ser suas aliadas! Isso porque elas ajudam a fazer com que a equipe trabalhe em sintonia, cada um sabendo o que é esperado de si e como podem ajudar um ao outro. 

Porém, não é só isso. As dinâmicas também podem ser ótimas ferramentas para você obter novas ideias com a ajuda da sua equipe. Quer dizer, algumas dinâmicas são excelentes para isso. Caso, por exemplo, das duas que apresentamos a seguir. 

Dinâmicas de grupo para ter novas ideias

#1: Circuito silencioso

O silêncio é fundamental para quem deseja se concentrar e ter novas ideias, concorda?

O problema é que, no varejo, a correria da rotina pode fazer com que momentos silenciosos sejam raros.

No entanto, a dinâmica “Circuito silencioso” pode resolver isso. Afinal, ela promove momentos de silêncio justamente para aproveitar os benefícios que eles proporcionam. Inclusive, sua execução é bem simple. 

– A ideia é fazer com que seus colaboradores apresentem sugestões de soluções a problemas enfrentados pela loja.

– Para isso, para começar, peça para cada participante escrever uma pergunta “Como nós podemos… ” (realizar mudanças, melhorar o atendimento ao cliente, vender mais etc.) em um post-it e, depois, colá-lo na parede da sala de reuniões.

– Depois que todos tiverem deixado sua pergunta, por cerca de 15 minutos, todos devem andar por essa área, silenciosamente adicionando suas ideias para resolver tais questões.

Ao fim, vocês terão coletado uma série de ideias que podem ajudá-los a melhorar processos importantes para a loja e também seus resultados de vendas.

Depois de finalizada a dinâmica, analise as sugestões dos profissionais, debata-as em equipe e comece a definir quais ideias serão implementadas.

Além disso, não se esqueça de agradecer a participação de todos e de elogiar as melhores ideias. Isso fará com que os participantes saiam da dinâmica mais satisfeitos por terem participado.

#2: A construção lenta

Esta dinâmica também se constrói através de sugestões deixadas por seus colaboradores em post-its. Contudo, ao invés de concentrar a atividade em apenas um período de um dia, a ideia é que as ideias sejam “publicadas” ao longo de um tempo – como uma semana, por exemplo – e que só ao fim desse período a dinâmica seja finalizada.

Além disso, outro diferencial é que cabe ao líder definir as perguntas que os profissionais deverão responder em seus post-its.

Aliás, essas perguntas devem ter como objetivo fazer as pessoas refletirem sobre como se sentem não apenas no âmbito profissional, mas também no pessoal. Para isso, é possível fazer perguntas como, por exemplo:

– O que faz com que você se sinta bem?

– Que novidade você quer experimentar este ano?

– Em que projetos você gostaria de trabalhar?

– O que você acha que poderia melhorar na liderança da equipe?

As respostas podem ser anônimas. Afinal, a ideia é que essa atividade ajude a mostrar à equipe que você se preocupa com o bem-estar de todos e que quer ajudá-los a evoluir.

 

Fonte: Blog do Varejo

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