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Eles vão às compras de produtos de beleza e cuidados pessoais

É verdade que as mulheres ainda dominam o mercado de beleza e cuidados
pessoais, mas a participação do homem nesse segmento vem crescendo a passos
largos. E não pense que eles “topam” dividir produtos, pelo contrário, buscam itens
que atendam suas necessidades. E para isso, estão mais dispostos, inclusive a ir ao
ponto de venda, deixando de delegar essa compra à mãe, esposa, namorada ou
irmã.

Categorias tradicionais como fragrâncias e desodorantes estão impulsionando o
mercado masculino, segundo Raquel Ferreira, diretora de Contas da Kantar
WorldPanel. “Os gastos com fragrâncias masculinas cresceram 11% em 2018 –
acima da inflação, considerando que IPCA de 2018 foi 3,75%.

Já categorias como produtos para barbear têm espaço para ser mais relevante, bem como itens
específicos para cuidados da pele masculina”, comenta.

De acordo com Raquel, em pesquisa realizada em 2017 pela Kantar, 72% dos
homens ouvidos disseram preferir usar produtos feitos especialmente para eles. Por
isso mesmo, itens focados nesse público têm ganhado espaço nas prateleiras. Em
levantamento que analisou os 12 meses terminados em março de 2018 em
comparação com o mesmo período do ano anterior, o consumo de colônia
masculina premium teve crescimento de 8% em volume.

“Em geral, as mulheres seguem como as maiores consumidoras dos itens para
cabelos, sendo que os homens preferem apostar mais na perfumaria. Considerando
os cuidados com os cabelos especificamente, os homens se preocupam com queda
dos fios e também com oleosidade do couro cabeludo. Quando falamos de pele, a
maior preocupação dos homens são os cravos e pelos encravados pós-barbear.

Esses fatores os acompanham ao longo da vida, ou seja, há um público que
demanda por mais cuidados específicos e não apenas quando são jovens. Manter a
pele limpa e sem sinais também é uma necessidade deles”, diz Raquel.

Ainda de acordo com o estudo Consumer Insights 2018 da Kantar, categorias com
maior valor agregado ganham importância no bolso do consumidor. Entre os itens
de higiene e beleza, destaque para cremes e loções, deo colônia, shampoo e
antiséptico bucal. “Na hora da escolha de itens de cuidados pessoais, o brasileiro
leva em conta, na maioria das vezes, a boa fragrância e a relação preço-qualidade”,
comenta Raquel.

* Raquel Ferreira é diretora de Contas da Kantar.

Fonte: Newtrade

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