FCDL Notícias

Em tempos incertos, o varejo sempre se reinventa

O momento é crítico para todos os setores econômicos do Brasil e para o varejo não é diferente. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, muitos estados já começaram a implementar medidas restritivas a fim de evitar a propagação do contágio. Mas antes que o desespero tome conta, muita calma nessa hora, até porque brasileiro sabe muito bem se reinventar em períodos de crise.

E por falar em crise, é dela que temos que tirar proveito para tentar minimizar os impactos negativos e ter um pouco mais de fôlego para não estacionar as vendas. Como? Com as dicas que preparamos para que você e o seu varejo saiam saudáveis desse enfrentamento.

1. Seja online e disponível pelo telefone

A ordem do momento é o isolamento social. Diante disso, os varejos em geral podem continuar atendendo seus clientes à distância. Se você não tem um e-commerce estruturado, pode fazer isso por telefone ou Whatsapp. Receba listas de compras e faça entregas aos seus clientes em casa. As vendas também podem ser negociadas pelas redes sociais como Facebook e Instagram, por que não?!

2. Atendimento delivery

As vendas por delivery já são uma realidade no varejo alimentar. Os aplicativos de entrega estão aí para facilitar essa logística. O iFood , inclusive, já aceita cadastros de supermercados e negócios afins. Assim, você fica livre da complexidade de construir um aplicativo ou site, não se preocupa com o entregador e pode começar hoje mesmo a vender online.

3. Divulgar é a alma do negócio

Deixe seus clientes a par sobre as vendas online e políticas de entrega. Divulgue e mostre que sua loja tem uma solução consciente para quem não vai sair de casa. Muitas lojas já aderiram à campanha #fiqueemcasa reforçando a ideia do isolamento social e, ao mesmo tempo, colocando-se à disposição para atender os clientes em domicílio.

4. Gestão de estoque

O momento é de priorizar o essencial. Os produtos mais procurados sem dúvida serão os itens de categorias de alimentos, limpeza, higiene e medicamentos. Então, se organizar direitinho, todo mundo compra. Gerenciamento de estoque é tudo!

Quer saber mais? Você também pode comprar online do único Market Place para CNPJ do Brasil – www.martins.com.brx. Você compra direto do atacado sem precisar sair de casa. Se ainda não conhece ou não é cadastrado, vale muito a pena você conhecer!

5. De olho no caixa

Os pequenos varejistas precisam se atentar à movimentação do caixa, negociando e renegociando prazos com os fornecedores para que ganhem fôlego nesse período de aperto financeiro. Também devem ficar atentos às linhas de financiamento colocadas pelo Governo Federal e Estadual para empresas com dificuldades financeiras devido à pandemia.

6. Reduzindo custos

Além disso, vale reavaliar todas as despesas, que vão desde o papel para impressão, cafezinho, copo de plástico, material de escritório, plano de telefonia e internet. Esse é o momento de revisar todos os contratos de prestação de serviços e também os de aluguel e financiamentos.

7. Higienização

No caso dos estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar, como supermercados e farmácias, lembre-se de reforçar a limpeza e higienização. Diminua os intervalos de limpeza em todos os setores, instale álcool em gel em múltiplos locais, inclusive no checkout.

Se houver aglomeração de pessoas, sugerimos que organize o espaço em filas menores e crie um ambiente mais amplo para espera diminuindo a aproximação física entre as pessoas. Uma solução melhor é fila única do que múltiplas filas com muitas pessoas próximas em vários pontos diferentes.

8. Prevenção

A solidariedade e a conscientização precisando andar juntas mais do que nunca neste momento. Promova ações de atendimento especiais para os grupos de risco de contágio à Covid-19. Abuse de estratégias online ou do modelo de drive-thru com atendimento no carro para entrega de pedidos feitos online. 

 

Fonte: Vitrine do Varejo.Com 

FCDL Notícias
  • 34% das redes regionais não investiram em tecnologia

    Continue lendo Clique e leia
  • O compliance digital no contexto das pequenas e médias empresas

    Continue lendo Clique e leia
  • Conheça as 11 formas de pagamento mais usadas atualmente

    Continue lendo Clique e leia
  • Varejo atual precisa estar “próximo, disponível e pronto para o cliente”

    Continue lendo Clique e leia
  • O que vale mais: experiência extraordinária ou experiência sem fricção?

    Continue lendo Clique e leia
  • Um olhar sobre o varejo atual: tudo o que sua empresa precisar saber

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais