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Embalagem influencia decisão de compra do brasileiro

A embalagem utilizada nos produtos tem uma importante influência na decisão de
compra dos consumidores, que consideram positivos aspectos como a proteção dos
produtos e as informações nelas contidas. Contudo, o volume de resíduos gerado
pelas embalagens e a reciclagem ainda incipiente são pontos críticos de sua
utilização, segundo aponta pesquisa realizada no Brasil, junto a 400 consumidores,
por Two Sides, organização sem fins lucrativos com atuação em cinco continentes,
que aborda questões relativas ao mercado de produtos impressos em papel.

“As embalagens são fundamentais em todos os setores de atividades e um
termômetro da economia. Por isso, buscamos avaliar a percepção do consumidor
brasileiro quanto a sua relevância e finalidade, sua destinação pós-consumo e os
impactos ambientais decorrentes dela”, conta Fábio Mortara, presidente de Two
Sides Brasil.

Segundo a pesquisa, as embalagens influenciam a decisão de compra, com maior ou
menor frequência, em 99% dos casos. Para 32%, esta influência é constante e, para
41,75%, é frequente. “A relevância das embalagens para a decisão de compra tem
direcionado a indústria a aperfeiçoar cada vez mais os materiais e a tecnologia
empregados na fabricação desses produtos”, destaca Mortara.

As características das embalagens que mais influenciam as compras são sua
capacidade de proteger o produto – na opinião de 64% dos entrevistados -, as
informações que elas trazem – segundo 52% deles – e a facilidade de abertura ou
fechamento, ponto relevante para 47% dos entrevistados. O tamanho das
embalagens – mais especificamente, aquelas de menor dimensão -, assim como sua
aparência e a matéria-prima utilizada em sua confecção também são fatores levados
em consideração pelos consumidores no momento da compra.

Dentre as embalagens descartadas, as fontes mais significativas de resíduos,
segundo os entrevistados, são os pacotes de cigarro, copinhos de café, pacotes de
salgadinhos, canudos e tampas de garrafas e os sacos plásticos. Em contrapartida,
sacolas de papel foram apontadas como fontes menos significativas de lixo.

Entre os materiais utilizados na fabricação de embalagens, a pesquisa avaliou quais
seriam os preferidos em relação a vários aspectos como a capacidade de proteção
dos produtos e aumento de sua durabilidade, capacidade de reciclagem, facilidade
de abertura ou fechamento, facilidade de armazenamento, peso, praticidade,
aparência, reutilização, segurança no uso e robustez, além do impacto ambiental.

Em termos ambientais, quatro em cada dez entrevistados preferem o papel por
considerarem que é o melhor para o meio ambiente e por ser mais fácil de reciclar.
O peso menor das embalagens de papel foi uma característica apontada por mais da
metade dos entrevistados (52%), bem como sua praticidade, atributo citado por
30% dos pesquisados, além de ser um material de uso seguro – aspecto também
indicado no caso do vidro.

Quase a metade dos entrevistados considera que a embalagem de vidro
proporciona melhor proteção aos produtos (49%), é mais fácil de armazenar (35%),
tem a melhor aparência (43%) e é o material mais reutilizável (47%). O plástico não
figurou como material preferido em nenhum dos aspectos questionados e foi
apontado como o material menos amigável ao meio ambiente.

Reciclagem
A pesquisa mostra que 83% deles consideram que a reciclagem destes produtos é
difícil, devido a fatores como falta de espaço de armazenamento em suas
residências, falta de coleta seletiva onde reside e também devido à falta de
interesse, de tempo e da dificuldade em separar os materiais.
Em contrapartida, a maioria dos entrevistados diz que já envia para reciclagem a
totalidade das embalagens de papel, metal e plástico daquilo que consome, mas
demonstra falta de percepção clara sobre o índice e a capacidade de reciclagem
desses materiais.

Os materiais que a maioria das pessoas afirma enviar para reciclagem sempre ou
com frequência são o vidro (63%) e o papel (58%), enquanto o plástico e o metal são
reciclados em 56% dos casos nessas frequências.
O levantamento revela ainda que 32% dos entrevistados apontam o plástico como o
material menos amigável ao meio ambiente, seguido pelo vidro (28%) e metal
(24%). O papel aparece na última posição, e foi citado por apenas dois em cada dez
consumidores (23%).

O presidente de Two Sides observa que as embalagens de papel são as que possuem
o maior índice de reciclagem, mas a recuperação de metal é mais conhecida por
conta das latas de alumínio. “Apesar disso, a recuperação do papel, de forma geral,
incluindo embalagem, papel cartão e papel de imprimir e escrever atingiu 67% em
2017”, completa Mortara.

Fonte: Newtrade

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