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Empreendedor fatura mais de R$ 400 mil com arranjos de flores artísticos

Depois de trabalhar por 11 anos no mercado da moda e ficar cansado da
correria do dia a dia, Fábio Martinusso decidiu se dedicar a uma de suas
paixões: trabalho manuais com flores. Ele não tinha nenhuma pretensão
de transformar o hobby em um trabalho. Mas quando uma amiga pediu
um arranjo de flores para adornar uma feira no Rio de Janeiro, Martinusso
decidiu ajudar.

Usando uma técnica própria, que envolve pintar as folhas de cores
diferentes, o empreendedor recebeu tantas encomendas que decidiu abrir
seu próprio estúdio de flores. De março a dezembro de 2018, o Estúdio de
Flores Fábio Martinusso faturou R$ 457 mil.

Depois de mais de uma década trabalhando com moda, Martinusso
começou a ficar insatisfeito. Em 2017, então, o empreendedor criou uma
meta: não ter mais chefe. “Eu queria terminar o ano sem ter um superior
e tendo um horário de almoço”, diz. Juntando a exaustão ao incômodo em
relação ao mercado, ele saiu do emprego.

Quando 2018 começou, Martinusso fazia cursos de marcenaria e
desenvolvia trabalhos artesanais e manuais. “Eu sempre fui da área
criativa e eu gostava desses projetos”, afirma. Assim, quando uma amiga
pediu ajuda em março do mesmo ano, o empreendedor aceitou o desafio
– mesmo nunca tendo trabalhado com flores antes. O sucesso do enfeite
foi tanto que Martinusso começou a receber encomendas.

Por três semanas, o negócio foi informal, mas percebendo a oportunidade
de negócio que tinha nas mãos, o empreendedor virou MEI. Três meses
depois, Martinusso teve que expandir ainda mais. “Eu tive que sair do
regime MEI porque estava faturando mais do que imaginava”, afirma.
Assim, o empreendedor criou uma microempresa e procurou um local fixo
para o estúdio, que antes ficava em sua casa.

Desde então, o estúdio já fez arranjos para a abertura do São Paulo
Fashion Week em 2018, para capas e editoriais da "Vogue" e da "Casa e
Jardim", campanhas de moda e vitrines. Segundo Martinusso, as técnicas
de pintura das folhas são seu diferencial. Ele afirma que o resultado é
apreciado pelos seus clientes – e por ser um dos primeiros a criar essa
tendência, ele se deu bem. Apesar do sucesso, o empreendedor diz que
ainda está aprendendo. “Cada tinta tem uma quantidade de pigmento, de
cola e de solvente e cada folha suporta uma quantidade de tinta. É
tentativa e erro.”

Por conta do detalhamento no trabalho do estúdio, Martinusso produz
apenas um ou dois arranjos por dia. “Todas as folhas são pintadas uma a
uma”, diz. Além disso, como o trabalho feito pelo empreendedor é único,
ele trabalha na maior parte das vezes sozinho. “É um desafio encontrar
pessoas que façam o trabalho da maneira que eu faço”. Hoje, o estúdio
tem apenas Martinusso como funcionário. “Já tive pessoas para fazerem a
parte comercial, mas atualmente estou sozinho”, afirma.

Os arranjos naturais e desidratados podem ser encomendados em três
tamanhos: pequeno, de 30 a 50 centímetros; médio, de 60 a 90
centímetros; e grande, de 1 a 1,7 metro. Os naturais duram de 15 a 20
dias e os desidratados podem durar por tempo indeterminado, de acordo
com o cuidado do cliente. Os valores começam em R$ 660 para arranjos
naturais pequenos e vão até R$ 2,8 mil para arranjos desidratados
grandes.

Instagram

Quando começou a fazer sucesso, o primeiro lugar onde o nome de
Martinusso surgiu foi no Instagram. Por isso, o empreendedor usou a rede
social para expor seu trabalho. No começo, ele usava a própria página e
depois decidiu que precisava de algo mais. “O Instagram é a minha
primeira e única ferramenta. Antes mesmo do e-mail”, diz.

Todos os clientes do estúdio chegam pelo Instagram, onde o estúdio tem
mais de 16,2 mil seguidores. Só depois desse primeiro contato pelo direct
é que ele fala com os clientes por e-mail. Além disso, Martinusso afirma
que todo mês o estúdio ganha de mil a 1,5 mil seguidores novos. “São fã
muito fiéis, que curtem e comentam todas as nossas publicações”, diz.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

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