FCDL Notícias

Empreendedores não devem ter medo do fracasso

Para o empreendedor, o sucesso e o fracasso andam lado a lado durante a sua jornada. Saber como lidar e aprender com as conquistas e derrotas são a chave de sucesso para pessoas que querem criar grandes empresas. “Minha startup falhou. E gora?” foi tema de debate no terceiro e último dia de painéis do Whow! Festival de inovação. Para discutir isso, um time de peso foi convocado na tentativa de ajudar os empreendedores a entender melhor o temido fracasso.

José Prado, fundador da Conexão Fintech e moderador das discussões, acredita que Brasil ainda está engatinhando na aceitação do fracasso. O insucesso, que fora do País é elogiado por empresas e investidores, ainda tem significado pejorativo por aqui.

“O Brasil está criando agora essa cultura de quebrar, pivotar e começar de novo a buscar outro modelo. É importante perceber o momento de parar, quando sair, mas antes de tudo é preciso definir o que é fracasso ou uma oportunidade de pivotar”, disse.

A pivotagem foi a solução encontrada pela Paggui. Em 2012, a empresa, que antes atuava como Kiik, viu que a tecnologia que eles ofereciam ainda não era bem aceita pelos seus consumidores. Após muitas discussões, os fundadores entenderam que insistir no projeto seria um verdadeiro fiasco e mudaram a ideia das operações.

“É muito importante analisar se os clientes estão no mesmo tempo da solução antes lançar a ideia”, disse Maurício Valim, CEO da Kiik/Paggui. “Entender o cenário que você está inserido e as dificuldades do momento ajudam o empreendedor a ter os pés no chão, pensar se está na hora certa e no público certo. Mas além de avaliar a oportunidade que você tem é preciso aprender com a falha você teve”, completou.

Para Anna Carolina Aranha a frustração foi o principal motor para mudar totalmente a vida profissional e começar a empreender. Após anos trabalhando em multinacionais, Aranha conta que tirou um ano sabático para conhecer novos tipos de negócios. Foi ai que nasceu o PipeSocial.

 

Fonte: Portal No Varejo

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais