FCDL Notícias

Empresa global cria solução que simula resultados de promoções

A dunnhumby, empresa multinacional especializada em ciência do consumidor, lançou tecnologia que usa Analytics, Big Data e Inteligência Artificial para tornar as estratégias de promoções mais assertivas. Segundo a empresa, a solução é, ao mesmo tempo, uma ferramenta de gestão de promoções e ajuda o varejista a desenhar cenários em que ela pode trazer mais resultados.

“É uma ferramenta que ajuda todo o planejamento de promoções e usa ciência avançada pra fazer todo o planejamento e interação com as diferentes áreas”, explicou à NOVAREJO, José Gomes, diretor geral da dunnhumby.

Passado e futuro

Chamada de Aptaris, a ferramenta analisa toda a massa de dados de promoções feitas nos dois últimos anos, permitindo que o executivo avalie o desempenho dessas promoções para, assim, verificar quais deram certo e quais não deram.

“Qual a linha tática da promoção? Desconto em preço, pague menos leve mais, qual o nível de desconto? A ferramenta faz todas essas análises”, conta o executivo. Com ela, é possível entender qual a melhor oferta por categoria, margem, faturamento.

Além de olhar o passado, a ferramenta também projeta o futuro. É possível projetar cenários de promoções e verificar os resultados de cada cenário. Segundo Gomes, a assertividade chega a 90%. “A ferramenta vai olhar o cenário atual da categoria e vai fazer uma previsão de aumento de vendas, margens e o varejita consegue ver exatamente a decomposição dessa promoção”, explica o executivo. Por exemplo: se a promoção é com a Coca-Cola, a ferramenta consegue avaliar o desempenho dos outros produtos da categoria.

Fluxo de trabalho

Para colocar uma promoção da rua, o varejo precisa de tempo e acaba envolvendo diversas áreas. Segundo Gomes, desde a negociação com fornecedores até entrar na loja é preciso de seis a dez semanas de trabalho. O Aptaris promete diminuir esse fluxo de trabalho, uma vez que é possível conectar diversas áreas na mesma plataforma.

Inclusive o fornecedor, que pode oferecer uma proposta ao varejista por meio da ferramenta. A partir dessa oferta, o varejista pode fazer as simulações e fazer uma contraproposta. Até a emissão da nota para a indústria é feita automaticamente. A solução funciona na nuvem, mas também pode ser física, e é contratada por serviço.

Fonte: Portal No Varejo

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais