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Empresas facilitam troca de produtos para fidelizar clientes
Após o Natal, chega a temporada de troca de presentes. A fim de conseguir
aumentar as vendas nesta época, as lojas de roupas realizam promoções e ações
para tornar o atendimento mais eficiente, conseguindo fidelizar os clientes.
A rede de vestuário Camelo implantou um novo software que agiliza a busca pelo
item vendido, fornecendo todas as informações e facilitando a troca. “Nos últimos
anos, temos trabalhado bastante os processos de troca para que o consumidor
encare isso da forma menos complicada possível. Por isso, desde 2015
implementamos um sistema de automação e emissão de notas especiais apenas
para os presentes de Natal”, disse Adriano Camelo, presidente da rede.
Esta mudança possibilitou que a realização de novas compras entre os clientes que
vão trocar produtos chegue a 50%. Isso também ajuda a fidelizar clientes, que
costumam retornar após serem atendidos com eficiência.
De acordo com Adriano, os itens mais trocados e vendidos são bermudas e peças de
banho. Assim, a rede realiza ajustes no estoque destes produtos para atender a
demanda do período. “A perspectiva é que nosso volume de vendas em janeiro
apresente crescimento em torno de 25% em relação ao mesmo período de 2018”,
afirmou.
A grande quantidade de funcionários temporários na época do Natal também deve
ser tratada com atenção. A Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC) estima que 22% dos 76,5 mil postos temporários gerados para o
Natal sejam efetivados. Em 2016 esse número era de 15,2%.
Bianca Borges Santini, gerente de franquias da rede de vestuário Mash, contou que
o treinamento dos funcionários é uma das principais estratégias para este período.
“Passada a semana do Natal, temos registrado um índice bem alto no movimento de
trocas de presentes, principalmente por conta de algum ajuste relacionado ao
tamanho da peça. Paralelamente a isso, procuramos aproveitar esse momento para
emplacar novas vendas”, disse Bianca.
A executiva acredita que com as boas vendas de Natal, que cresceram 20% em
relação a 2017, os resultados de janeiro deverão ser positivos. Ainda de acordo com
ela, a temporada de trocas também é boa para a queima de estoques, sobretudo
para a empresa, que comercializa vestuário íntimo e roupas de banho.
“Em janeiro, começamos um forte movimento de promoções desses produtos.
Dessa forma, o cliente que vem para a loja querendo trocar algum item acaba
optando também pela compra de outra peça com estampa ou tecido diferente”,
disse Bianca.
A Mash tornou a política de troca mais flexível já que a quantidade de pedidos é
muito grande nesta época do ano, sendo importante fazer mudanças para fidelizar o
cliente, que poderá comprar na rede em ocasiões futuras.
“Os últimos anos foram muito difíceis em termos de vendas em shopping centers.
No entanto, neste ano renovamos nossas expectativas e já desenhamos o mês de
janeiro com um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2018”, concluiu
a executiva.
Fonte: Portal Mercado e Consumo