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Empresas facilitam troca de produtos para fidelizar clientes

Após o Natal, chega a temporada de troca de presentes. A fim de conseguir

aumentar as vendas nesta época, as lojas de roupas realizam promoções e ações

para tornar o atendimento mais eficiente, conseguindo fidelizar os clientes.

 

A rede de vestuário Camelo implantou um novo software que agiliza a busca pelo

item vendido, fornecendo todas as informações e facilitando a troca. “Nos últimos

anos, temos trabalhado bastante os processos de troca para que o consumidor

encare isso da forma menos complicada possível. Por isso, desde 2015

implementamos um sistema de automação e emissão de notas especiais apenas

para os presentes de Natal”, disse Adriano Camelo, presidente da rede.

 

Esta mudança possibilitou que a realização de novas compras entre os clientes que

vão trocar produtos chegue a 50%. Isso também ajuda a fidelizar clientes, que

costumam retornar após serem atendidos com eficiência.

 

De acordo com Adriano, os itens mais trocados e vendidos são bermudas e peças de

banho. Assim, a rede realiza ajustes no estoque destes produtos para atender a

demanda do período. “A perspectiva é que nosso volume de vendas em janeiro

apresente crescimento em torno de 25% em relação ao mesmo período de 2018”,

afirmou.

 

A grande quantidade de funcionários temporários na época do Natal também deve

ser tratada com atenção. A Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e

Turismo (CNC) estima que 22% dos 76,5 mil postos temporários gerados para o

Natal sejam efetivados. Em 2016 esse número era de 15,2%.

 

Bianca Borges Santini, gerente de franquias da rede de vestuário Mash, contou que

o treinamento dos funcionários é uma das principais estratégias para este período.

“Passada a semana do Natal, temos registrado um índice bem alto no movimento de

trocas de presentes, principalmente por conta de algum ajuste relacionado ao

tamanho da peça. Paralelamente a isso, procuramos aproveitar esse momento para

emplacar novas vendas”, disse Bianca.

 

A executiva acredita que com as boas vendas de Natal, que cresceram 20% em

relação a 2017, os resultados de janeiro deverão ser positivos. Ainda de acordo com

ela, a temporada de trocas também é boa para a queima de estoques, sobretudo

para a empresa, que comercializa vestuário íntimo e roupas de banho.

 

“Em janeiro, começamos um forte movimento de promoções desses produtos.

Dessa forma, o cliente que vem para a loja querendo trocar algum item acaba

optando também pela compra de outra peça com estampa ou tecido diferente”,

disse Bianca.

 

A Mash tornou a política de troca mais flexível já que a quantidade de pedidos é

muito grande nesta época do ano, sendo importante fazer mudanças para fidelizar o

cliente, que poderá comprar na rede em ocasiões futuras.

 

“Os últimos anos foram muito difíceis em termos de vendas em shopping centers.

No entanto, neste ano renovamos nossas expectativas e já desenhamos o mês de

janeiro com um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2018”, concluiu

a executiva.

 

Fonte: Portal Mercado e Consumo

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