FCDL Notícias

Empresas optam por novos tamanhos de produtos para o varejo

Os novos tamanhos de produtos representaram a estratégia mais relevante nos lançamentos de produtos de consumo em 2015, segundo pesquisa da consultoria americana Kantar Worldpanel. Conforme o levantamento, as inovações representaram 5,3% da cesta de bens de grande consumo em 2015, contra 2,7% em 2014. Os formatos diferentes tiveram o maior crescimento de participação em vendas, consideradas bases anuais, superando os demais pontos avaliados, como marca, sabor e perfume.

Dos lançamentos (em valor) realizados no ano passado, 41% foram referentes a formatos, ante a proporção de 28% em 2014. Desde o início de 2015 a crise econômica acelerou o efeito “ampulheta” no consumo, isto é, as vendas foram polarizadas nos extremos — embalagens maiores e econômicas de um lado; pequenas ou individuais, de outro —, enquanto os tamanhos intermediários perderam participação.

A marca, que representou 33% dos lançamentos em valor em 2014, passou a 23% em 2015. Com a queda de renda e o aumento da inflação, parte dos consumidores migrou para produtos mais baratos em categorias em que não tinham preferência por uma determinada fabricante. O critério sabor representou 17% dos lançamentos em 2015, estável em relação ao ano anterior, e perfume manteve o patamar de 28%.

Os novos compradores e o aumento de idas ao ponto de venda foram os principais responsáveis pelos lançamentos mais vitoriosos do ano passado. Porém, se o produto não conseguiu aumentar sua presença nos lares, o desempenho foi considerado moderadamente positivo. Neste caso, o consumo foi sustentado principalmente pelas compras adicionais e, em menor extensão, pela elevação dos preços.

A maior parte dos lançamentos no Brasil representou itens novos para as categorias de consumo (47,5%). Porém, eles diminuíram 1,4 ponto percentual na passagem anual. As novas combinações, que adicionam produtos diferentes para a marca, aumentaram 6,2% pontos percentuais, para 43,9%. Já a fatia de itens que não acrescentam novidades caiu em 4,8 ponto percentual, para 8,7%.

Fonte: Fonte: Portal Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais