FCDL Notícias

Entenda importância do BPO para empresas varejistas

Mauro Inagaki, CEO na b2finance, explica como uma empresa de Business Process Outsourcing pode impactar a loja

Contar com o auxílio de uma empresa de BPO (Business Process Outsourcing) – ou seja, terceirização de processos que utilizam tecnologia da informação –, tem se tornado uma prática recorrente no meio varejista, considerando a necessidade compartilhada entre as marcas de se destacar em um meio extremamente concorrido. “No fim das contas, atribuir valor ao negócio com a presença de soluções inovadoras pode ser o fator preponderante para a conquista de resultados satisfatórios”, destaca Mauro Inagaki, CEO na b2finance .

O especialista explica de forma detalhada como uma empresa de BPO pode impactar as loja de varejo. Confira:

Otimização e eficiência

Utilizando como referência uma companhia que não possui em seu cerne principal a presença de recursos tecnológicos e departamentos voltados para o tema, é importante enfatizar: o BPO atua essencialmente para preencher essa lacuna. A terceirização de serviços pontuais, quando interligada a softwares inovadores, simboliza uma nova realidade produtiva e operacional.

Para corresponder à competitividade do meio em que se está inserido, uma das alternativas indispensáveis é colocar em prática a otimização de atividades a fim de reduzir custos e agilizar atividades rotineiras, fora a padronização estrutural como um todo.

Custo-benefício para todos os tamanhos

É comum se deparar com dúvidas em relação a optar ou não por um BPO. Na maioria dos casos, utiliza-se de uma ideia errônea de que se trata de uma implementação inacessível. No mercado, existem alternativas condizentes com as demandas de organizações de menor porte, sem que o investimento extrapole o alcance interno.

O retorno também é outro componente favorável. Em consequência da automação de processos, a rentabilidade terá um aumento gradual, considerando o tempo disponibilizado para que as equipes potencializem suas relações com os clientes.

BPO financeiro: assertividade e segurança

A centralização absoluta das atividades operacionais nem sempre é a melhor resposta para sustentar a saúde financeira de uma empresa. Com o passar dos anos, departamentos contábeis têm participado ativamente do planejamento estratégico, afetando diretamente no caminho percorrido pelas marcas.

Nesse sentido, uma empresa de BPO tem como função principal oferecer a delegação de tarefas burocráticas a especialistas na área, capazes de fomentar um terreno seguro para tomada de decisões mais assertivas. A disponibilização da mão de obra, em conjunto comum setor financeiro eficaz, resulta em uma forte presença competitiva no mercado. 

 

Fonte: Portal S.A. Varejo 

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais