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Entenda o que é o Marketing de Influência e sua relevância no mundo digital
Anos atrás não se pensava em fazer uma propaganda sem usar as mídias
tradicionais ou mesmo ter o apelo de atores e/ou cantores para a
associação da marca, trazendo mais credibilidade para ela. Chegou a fase
da internet com suas redes sociais, que estão transformando o mercado
de maneira exponencial.
A associação dessas duas coisas trouxe um novo cenário, já explorado em
alguns segmentos e muito iniciante em outras estratégias: o Marketing de
Influência, que nada mais é do que o uso de influenciadores digitais para
algum tipo de ação com as marcas.
Vamos voltar um pouco e entender o que são esses influenciadores. Eles
são pessoas que utilizam redes sociais ou blogs para a geração de
conteúdo, seja ele de massa ou de nicho. Alimentando essas redes
frequentemente, eles conseguem, por meio de indicações das
plataformas, buscas no Google/Youtube e outras estratégias, visibilidade
de pessoas curiosas sobre o assunto abordado, que começam a segui-los.
Hoje o mercado de influência é muito explorado principalmente por
marcas de maquiagens e roupas, ou seja, um público mais feminino.
Em outros nichos, as empresas começaram a entender como podem se
associar a essas pessoas, pois existe uma infinidade de tipos de conteúdo
e, no final, a marca pode fazer algo mais voltado aos seguidores do que ao
próprio influenciador. Assim, gosto de classificar o Marketing de Influência
em 3 tipos: Parceria, PubliPost e Campanha.
Parceria
É quando as marcas mapeiam algum perfil de influenciador de acordo com
a rede social a ser explorada e faz uma parceria, enviado algum presente
da marca. Esse influenciador irá mostrar o produto em sua rede social.
Algumas vezes, isso é feito na forma de acordo com um presente/um post.
Outras vezes, as marcas enviam aos mailings de agências para tentar o
mesmo resultado, sem precisar fazer acordo. Em ambos os casos, não
existe dinheiro envolvido.
PubliPost
Nesse caso, as marcas podem fazer o mesmo processo da Parceria, mas de
maneira paga. Com isso, elas têm mais poder sobre o conteúdo que será
postado. São ações mais esporádicas e menores que as campanhas.
Campanha
Aqui, o influenciador se envolve mais com a empresa, tentando entender
melhor o que ela faz e gerando conteúdos para o reconhecimento dessa
marca junto ao seu público. Fazer campanha é normal e os seguidores
sabem disso. A grande sacada é fazer algo criativo para gerar um bom
engajamento da base.
É importante lembrar que quando fazemos uma campanha com
influenciadores, as empresas estão economizando em algumas frentes,
diferente da propaganda normal, por meio de agências. Não existe custo
de produção do vídeo/foto e nem custo de distribuição desse material.
Para mim, essas são grandes vantagens de usarmos o Marketing de
Influência como estratégia de Branding ou mesmo de vendas para as
empresas. Além, claro, ser algo dirigido e com a chance real do espectador
ver a sua marca em qualquer tipo de ação.
* Talita Lombardi é sócia e COO da influu, ecossistema de influenciadores
digitais.
Fonte: Portal Consumidor Moderno