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Equipe de loja: práticas para especializar atendentes de balcão
Contar com balconistas na sua equipe de loja é uma forma de estreitar
ainda mais o relacionamento com o cliente, já que esse profissional
trabalha diretamente com o atendimento ao público. É do balcão que ele
vai conseguir passar informações e esclarecer dúvidas, apresentar os
produtos e atendendo outras demandas seja na falta de um vendedor
específico ou em complemento à tarefa de vendas.
Esse tipo de profissional é muito comum no pequeno e médio varejo ou,
ainda, nos segmentos de farmácia, açougue, lojas de material de
construção e de itens agroveterinários. Locais onde o cliente se direciona
até o balcão para solicitar os produtos ou apenas buscar informações
sobre eles.
Justamente por essas funções, que o atendente de balcão deve ter
algumas características essenciais como ser comunicativo, educado e
paciente para lidar com os consumidores. O portal Vitrine do Varejo lista
abaixo algumas práticas para ajudar na capacitação dos balconistas.
Profissionalização
Muitas lojas solicitam para a vaga que o profissional tenha concluído ao
menos obensino médio e tenha noções de informática para o caso de usar
softwares nos processos internos da loja: contabilização das vendas,
estoques, entre outros.
Não precisa ser uma exigência, mas esse “plus” no currículo ajuda o
candidato à vaga a se sobressair entre os demais. Em muitas situações, é
ele que vai desempenhar a multifunção de atender, vender e ser o caixa
da loja. Quanto mais competência profissional e qualificação para
desempenhar esse conjunto de funções, melhor para aperfeiçoar o
atendimento da loja.
Reciclagem e capacitação
Investir em programas de reciclagem é um bom aliado para ajudar na
capacitação de balconistas. Nesses treinamentos o lojista deve orientar
sobre o Regimento Interno da Empresa (direitos e deveres) e oferecer
atividades específicas para cada área, frisando sobre as noções básicas de
atendimento e informando sobre os produtos e serviços oferecidos na
loja.
O atendente de balcão precisa estar apto para receber todas as demandas
dos clientes e saber dar mais detalhes sobre o produto para não deixar o
cliente desassistido.
Conhecer o que se vende e ter domínio técnico é fundamental para o
sucesso no atendimento ao cliente.
Jogo de cintura
O atendente de balcão também será aquele profissional que, no
atendimento direto com o consumidor, terá que lidar com situações
delicadas como troca de produtos danificados, reclamações e até o mau
humor por um dia ruim que a pessoa esteja passando e acaba
descontando no primeiro atendente que vê. Pode acontecer.
É preciso ter humildade, se colocar no lugar do outro e, com jogo de
cintura, se sobressair. O varejista deve orientar seus balconistas quanto a
essas questões e, talvez, até simular esse tipo de atendimento para
exemplificar como o funcionário poderá se sair dessas situações sem
constrangimentos e colocando a satisfação do cliente em primeiro lugar.
Apresentação pessoal
Cuide da aparência dos balconistas. Em caso de não haver padronização
de uniformes, tente ao menos seguir um padrão para que ele esteja bem
apresentável para atender o público. Nesses casos, é ideal o auxílio de
profissionais que trabalham com treinamentos de vendedores e
atendentes para saber orientar qual o melhor visual a ser adotado.
Mas a boa aparência não está relacionada apenas à questão física. O
balconista consegue passar muito bem uma boa imagem sendo cordial,
simpático e estampado sempre um sorriso no rosto durante o
atendimento à clientela.
Antes de contratar, observe se o profissional é comunicativo e gosta de
lidar com o público. Ou aposte na rotatividade dos funcionários entre os
setores para identificar aqueles que, porventura, tenham maior
desenvoltura para a função. Essa oportunidade também ajuda a capacitar
os trabalhadores para conhecerem as outras atividades da loja e,
posteriormente, poderem suprir as vagas em caso de faltas ou alta
demanda.
Fonte: Vitrine do Varejo