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Especialista aponta conceito como tendência na alimentação

Não é novidade que as tendências de consumo vêm mudando no mundo atual. E
nessa onda de fabricação orgânica e modificação na rotulagem dos produtos, os
consumidores brasileiros procuram, cada vez mais, alimentos “clean label” e
apontam o conceito como tendência na alimentação nos próximos anos.

De acordo com a diretora de pesquisa de alimentação de mercado da Tate & Lyle,
Beth Nieman Hacker, a ideia, traduzida como “rótulo limpo”, envolve uso de
ingredientes conhecidos do consumidor, com indicações claras e objetivas sobre
insumos utilizados e a validade na rotulagem, por exemplo.

Para ela, o clean label desponta como inovação nas iniciativas e desejos de consumo
na era da transformação digital. “Os consumidores brasileiros estão cada vez mais
procurando produtos que contenham ingredientes mais simples e mais
reconhecíveis, incluindo opções menos processadas, ou provenientes da natureza.
Produtos que apoiam a vida saudável estão em alta demanda, incluindo opções com
menos açúcar e menos calorias, ou com nutrientes adicionais, como fibras, que
podem proporcionar uma série de benefícios para a saúde”, afirma Beth.

Valorização do que é natural
Há um interesse crescente dos consumidores em dietas baseadas em vegetais na
América Latina, mas também em todo o mundo. De acordo com Beth, a escolha por
produtos naturais está se tornando mais popular. Segundo o levantamento de
tendências de alimentação saudável da agência mundial Mintel, 23% dos
consumidores brasileiros não experimentaram uma dieta vegetariana ou vegana,
mas têm interesse.

A especialista destaca que para criar produtos baseados em plantas, em muitos
casos, as marcas investem em ingredientes desconhecidos e buscam novos
aprendizados. “Para marcas que tradicionalmente criaram um tipo de produto,
como uma bebida de iogurte ou um molho cremoso, trabalhar com um novo
conjunto de ingredientes à base de plantas para ter uma versão mais próxima do tão
amado original é um desafio”, conta.

Como o mundo vai alimentar 10 bilhões de pessoas em 2050?

Alternativas
Empresas de ingredientes responsáveis e marcas de alimentos e bebidas estão
tomando medidas para definir, medir e promover a sustentabilidade. A Tate & Lyle,
empresa fornecedora de insumos para a indústria, iniciou uma parceria com uma
organização global da cadeia da estévia, adoçante de baixa caloria na natureza.
A empresa iniciou parceria de pesquisa com uma organização ambiental global no
fornecimento do produto. Segundo a diretora de mercado, as pessoas estão
interessadas em ter mais controle sobre sua saúde e consideram a comida uma das
ferramentas para isso.

“Os compradores no Brasil estão muito interessados em usar as informações
fornecidas na embalagem, incluindo a tabela nutricional e a lista de ingredientes,
que ajudam na decisão de compra. A esmagadora maioria, 88% dos consumidores
no Brasil, lê os rótulos dos ingredientes pelo menos em parte do tempo, e 83% se
atêm às tabelas nutricionais”, finaliza a especialista.

Principais tendências de alimentação e consumo em 2019:

* Produtos com rastreabilidade e garantia de origem
* Processos seguros de produção e distribuição
* Certificados e selos de qualidade e segurança
* Rotulagem informativa
* Produtos com credibilidade de marca e garantia de insumos naturais
* Processos com tecnologia de ponta com biotecnologia e radiofrequência
* Embalagens inteligentes e sustentáveis
* Boas práticas de fabricação

Fonte: Consumidor Moderno

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