FCDL Notícias

Especialista em construção e comunicação de marca no varejo dá dicas de planejamento para 2021

O ano de 2021 começou ainda impactado pelos acontecimentos de 2020, especialmente por conta da pandemia da Covid-19. E mesmo com a aprovação e produção das vacinas, é importante pensar em um bom planejamento e considerar que levará um tempo para que a situação seja resolvida.

O resultado disso é sentido diretamente pelo varejo físico, que além do impacto econômico no hábito de consumo dos brasileiros, há a questão do distanciamento social, que faz com que as pessoas evitem as lojas físicas e optem pelas compras on-line.

O planejamento será essencial para traçar as metas para 2021

Segundo André Romero, especialista em construção de marcas no PDV, mestre em varejo e mercado de consumo e diretor da Allis Comunicação, uma empresa da Allis Field Marketing, diante da nova realidade que se estabeleceu no varejo, o planejamento será essencial para traçar as metas para 2021. “O brasileiro não tem por hábito pensar no futuro. A realidade de boa parte das empresas ligadas ao varejo é fazer planos de curto prazo, e isso não é recomendado. Todo negócio precisa de um planejamento que vise o futuro”, avalia.

Para o especialista, o planejamento é função da liderança, mas todos devem ser envolvidos. “Planejar é a inteligência do negócio, algo vital para o sucesso da companhia. O planejamento permite ganhar agilidade e faz com que sobre tempo para cuidar do que realmente é importante”, afirma.

Romero, também compartilhou alguns pontos estratégicos do planejamento que merecem atenção. Confira abaixo quais são eles e prepare o seu supermercado!

Pontos estratégicos para montar o planejamento do seu varejo em 2021

Benchmarking

Olhar para os cases e ações que empresas desenvolveram em 2020 pode auxiliar o varejo a ter iniciativas muito mais promissoras. Aprender com os erros e com os acertos de outras empresas, mesmo as que não atuam diretamente em seu segmento, pode fazer a diferença.

Quando se olha para a concorrência, é interessante analisar o comportamento de marketing para ver o que há de produtivo e o que pode ser melhorado. O gestor deve se voltar para o que está fora da empresa, aprendendo, trazendo inovação e solução para questões atuais.

Se você quer saber mais sobre como fazer um bom benchmarking, baixe agora mesmo o nosso Guia completo sobre como fazer benchmarking corretamente.

Atenção aos fornecedores

Vale avaliar também os fornecedores. Como eles estão ligados a outras indústrias, mesmo que não sejam do seu segmento, certamente participaram de iniciativas que deram certo e que podem ser adaptadas ao seu modelo de negócio.

Dessa forma, opte atuar com fornecedores estratégicos, que possam pensar juntos durante a construção do planejamento de 2021. É hora de avaliar também quais fornecedores são seus parceiros de verdade.

Revise seu público-alvo

Muitas coisas mudaram neste ano. E entender não só o que aconteceu com o seu cliente do varejo pode fazer com que suas ações façam muito mais sentido e você saia na frente dos seus concorrentes. O JBP (joint business plan) é uma forte tendência para 2021

Atenção no PDV

Resolva questões pertinentes ao merchandising e a comunicação adequada em loja. Atente para o comportamento do shopper, que definitivamente mudou. Ademais, é claro que o preço ainda será um critério fundamental na decisão, mas você deve evitar a guerra de preços.

Suas estratégias de exposição na jornada em loja e geração de valor por meio da comunicação devem ser adequadas e pensadas por tipo de canal e rede. Acredite, elas serão questões de altíssima relevância para o seu planejamento de 2021!

Revisão da equipe

Ademais, é necessário ter as pessoas certas nas funções adequadas. Dessa forma, lembre-se de que os colaboradores precisam estar muito bem alinhados com o propósito da empresa e com os desafios que ela possui pela frente.

Análises de macro e microambiente

Por fim, leve em consideração todas as variáveis de mercado. Por exemplo, a estabilidade da moeda, a política do país, a economia mundial, e o comportamento de compra do seu shopper e do seu cliente varejista. Mas, não complique. Seja simples, eficiente e eficaz.

 

Fonte: Gestão de Clientes

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais