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Estratégia de vendas: conteúdo vende, e muito

Ter uma estratégia de vendas online não é uma opção e, sim, uma
necessidade. Atualmente, 27% da população brasileira já compra pela
internet e em 2018 o varejo online apresentou um crescimento de 12%,
contra 2,3% do varejo como um todo.

Motivados pela conveniência de comprar a qualquer momento, pela
praticidade de não precisar se deslocar a uma loja – onde o produto talvez
nem esteja disponível – e estimulado pela possibilidade de obter mais
informações, os consumidores assumem um comportamento cada vez
mais digital.

Digital e mobile

Segundo o relatório Webshoppers, os acessos a sites de e-commerce a
partir de smartphones saltaram 40% em 2018 e representaram 42,8% de
todos os acessos no início deste ano. Para quem está no e-commerce
também é preciso pensar primeiro no mobile.

O cliente está o tempo todo com seu celular nas mãos (segundo o Google,
em média acessamos nossos smartphones 150 vezes por dia) e, com isso,
quem desenvolve uma boa estratégia mobile tem mais chances de
estabelecer um relacionamento duradouro com o consumidor.

No momento de estabelecer o relacionamento com o consumidor, grande
parte do varejo online continua pecando. De acordo com o relatório anual
do E-commerce Radar, a taxa média de abandono de carrinho (quando o
cliente adiciona algum produto e não finaliza a compra) é de 82%.

Para a indústria, isso significa uma grande oportunidade perdida. Todo o
investimento realizado para atrair o consumidor para sua marca é
desperdiçado quando a navegação no site é confusa, a página de produto
não desperta o desejo de consumo ou o processo de checkout é
complexo.

Embora boa parte das ações de melhoria da experiência de consumo seja
de responsabilidade do e-commerce, a indústria não está de mãos atadas.
Assim como acontece no ambiente físico, em que ações de trade
marketing e ativações no PDV influenciam diretamente a decisão de compra do
consumidor no e-commerce é possível gerar diferenciação para as marcas
nas páginas de produto.

Estratégia de vendas

No ambiente digital, o cliente pode comparar rapidamente todas as
possibilidades de marcas e preços. Ainda assim, segundo o eBit, 56% dos
consumidores desistem de comprar por não ter informações suficientes
sobre os itens que desejam adquirir. Trabalhar com imagens,
vídeos e conteúdo relevante é uma forma de alcançar uma diferenciação
importante, oferecer informações no contexto desejado pelo
cliente e estimular as vendas.

Quando a indústria produz uma vitrine para um produto, apresentando
um layout interessante e interativo, imagens, textos e vídeos com
explicações de como usar, dicas de especialistas, receitas e outras
informações relevantes para o universo do consumo daquele item. Além disso,
entrega esse conteúdo de forma responsiva para que tenha boa leitura em
qualquer aparelho mobile. Com isso, a indústria se destaca em relação a
seus concorrentes.

Por ser feita pela própria indústria, a comunicação é elaborada por
especialistas e está naturalmente alinhada aos pontos de contato offline,
quer seja mídia impressa, tv ou ações de trade no pdv, complementando
essa mídia tradicional. Depois que a publicidade atrai o cliente, a vitrine
online dá sequência ao discurso da campanha, garantindo que o
consumidor receba uma mensagem consistente durante toda a jornada de
compra.

O resultado é um aumento significativo das vendas. Dos nossos clientes
que passaram a produzir vitrines online com mais informações
relevantes e contextualizadas sobre seus produtos, vimos um aumento
médio de vendas de 60%, com um crescimento de 252% no tempo médio
dos usuários nas páginas, além de um aumento médio de 25% no fluxo de
público. São mais pessoas interagindo por mais tempo com sua
marca e gerando resultados efetivos de venda.

A indústria tem caminhos para melhorar o desempenho das vendas
online e obter uma real diferenciação em relação aos concorrentes. As
respostas se tornam mais visíveis quando saímos do jeito
tradicional e pensamos em como o cliente se comporta e na experiência
que ele gostaria de ter no momento de decisão de consumo.
Os resultados compensam e muito!

Portal E-commerce Brasil

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