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Estudo aponta hipersegmentação como nova característica do consumidor
Um novo perfil de consumidor, cada vez mais conectado, em busca novas
experiências e hipersegmentado. Essas foram características encontradas pela
pesquisa da Kantar em relação ao novo cliente da sociedade informatizada.
Segundo o estudo, o comportamento do shopper muda na hora da compra dentro e
fora de casa e depende de alguns fatores, seja o dia da semana, a companhia ou até
sua própria motivação no momento de adquirir um produto ou serviço.
Todas essas diferenças criam um consumo específico, o que gera uma
hipersegmentação do mercado. Se antes os consumidores eram identificados
através de grupos similares, como o tradicional, fitness ou curioso, agora as decisões
são mais específicas e podem variar de acordo com a ocasião.
Mudança
Um dos exemplos apresentados pelo levantamento foi a nova configuração do
consumo de refrigerante. Apesar de a bebida ter uma penetração mensal em 96%
dos lares com o consumo regular nas refeições, o compartilhamento dela fora de
casa é menor, com apenas 41,4%.
Os consumidores também mudam seus hábitos de consumo em relação à produtos
regulares e diet, light ou zero. Em casa, as bebidas regulares (54%) são mais
importantes do que as zero açúcar (48%) nos finais de semana. Fora do lar, as
opções sem adição de açúcar representam 36,7% das vendas aos sábados e
domingos, contra 35,1% dos açucarados.
Deborah Maeda, diretora de Retail da Kantar, afirma que o consumidor busca, cada
vez mais, canais que complementem suas necessidades de compra a cada
momento. “É essencial ter um sortimento adequado por canal para atender as mais
diferentes necessidades dos clientes. As garrafas pet, por exemplo, são mais
importantes para supermercados independentes, varejo tradicional, atacarejo e
lojas de departamento. Os hipermercados são o principal canal para bebidas com
sabor de uva e outras frutas. Os zero açúcar são melhor cotados em hipermercados,
supermercados de rede e lojas de departamento”, complementa Deborah.
Fonte: Consumidor Moderno