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Facebook explica como usar a rede social para o e-commerce

Segundo dados da comScore apresentados durante a Conferência Rio 2016, o mobile é responsável por 71% do tempo gasto na internet hoje no Brasil. No caso do e-commerce, isso significa que estar presente no mobile não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Por isso, o client partner Bruno Montoro, do Facebook, apresentou dicas para os lojistas utilizarem as ferramentas da empresa – maior rede social do mundo – durante o segundo dia da Conferência Rio 2016, realizado nesta quarta-feira (9). A gigante é dona, também, do aplicativo de fotos Instagram.

De acordo com Montoro, as empresas precisam não só aprender a usar as funcionalidades criadas especialmente ao comércio, mas também a pensar a comunicação no novo contexto mobile. “A descoberta [de uma empresa] é feita pelo cliente hoje primeiro por meio do mobile, mas a conversão ainda é omnichannel”, exemplificou. “Entender isso é crucial para termos uma estratégia correta”, sugeriu.

Entre as ferramentas mais conhecidas dos lojistas e-commerce, Montoro apresentou primeiro a mais conhecida: segmentação de público, principalmente quando se trata de impulsionar um post. Segundo ele, hoje o Facebook combina os dados dos usuários (como o local de moradia e quais páginas curtiu), inclusive geolocalização, com dados do próprio anunciante (CRM, perfil dos visitantes do e-commerce, audiências customizadas e os Lookalikes – público semelhante ao da loja).

Para alcançar todos os níveis de engajamento e conversão do que o Facebook chama de “funil de conversão”, o lojista precisa diversificar as estratégias de marketing e comunicação com o cliente, disse o client partner. A principal ferramenta, gratuita, dentro da rede social é a utilização de vídeos, que costumam gerar mais interesse e prender atenção do internauta por mais tempo. “Sugiro que você use sempre vídeos nas suas campanhas de e-commerce”, cravou. “Mas a maneira de contar a história é diferente dos vídeos tradicionais. Muitas vezes, a mensagem vem logo no começo e o resto é bônus”, alertou.

Fonte: Portal Ecommercebrasil

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