FCDL Notícias

Falta de presença no online prejudica a atração de clientes de pequenas e médias empresas

Segundo o diretor de customer solutions da Google para a América Latina, Rodrigo Rodrigues,
as empresas menores têm certa dificuldade em ver o poder e o alcance do online em relação
ao ganho de clientes.

Mesmo com consumidores cada vez mais adeptos às pesquisas de preços e às avaliações
online, a maior parte das pequenas e médias empresas (PMEs) ainda não investe no ambiente
digital. A falta de estratégias online e a preferência por uma publicidade mais tradicional
podem prejudicar a atratividade de clientes.

A análise é do diretor de customer solutions da Google para a América Latina, Rodrigo
Rodrigues. Segundo ele, por uma questão cultural, as empresas menores têm certa dificuldade
em ver o poder e o alcance do online em relação ao ganho de clientes. “As PMEs brasileiras
ainda estão acostumadas a investir em publicidades regionais, como panfletos e revistas
locais.”O fato de não estarem presente nos sites de pesquisas ou nos aplicativos, não terem
um website ou até mesmo uma rede social, pode trazer impactos negativos na atração de
consumidores, explica Rodrigues. “No online, é possível ser mais assertivo. A empresa aparece
para o consumidor que tem potencial e que realmente quer comprar o produto”, avalia.

Ele explica que as propagandas regionais ou de pequena circulação não conseguem o mesmo
resultado, tendo em vista que em nenhum dos casos é possível selecionar somente as pessoas
interessadas.Outro ponto positivo em ter um bom posicionamento na web é a busca do
consumidor. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria de negócios
Provokers, 96% dos brasileiros – com acesso à internet – pesquisam nas ferramentas digitais os
produtos e serviços de pequenas e médias empresas antes de fechar negócio.

Destes, 77% consideram os comentários de usuários, 75% procuram por descontos e
novidades e 64% pesquisam para ver horários de funcionamento.Em relação às PMEs, no
entanto, somente 60% têm presença na web. Nos 40% restantes, existem empresas que nem
mesmo as informações básicas de contato, como telefone e endereço, disponibilizam no
online, conforme explica Rodrigues.

Segundo ele, há alguns anos, as empresas precisavam planejar seus sites, fazer campanhas e
criar estratégias para os termos de buscas (palavras-chave que usuários utilizam para
pesquisar determinado tema). “Agora, os processos estão bem mais simples. Para estar
presente no Google Maps, não é preciso ter um site, por exemplo”, diz. Presença digital O
ponto-chave para que as PMEs percebam a importância do ambiente online, segundo
Rodrigues, é se colocar no lugar do usuário. “Compreender que o consumidor passa cada vez
mais tempo no celular ou usando as ferramentas digitais pode ajudar a entender o potencial
da web.”

Para os próximos anos, o especialista espera um aumento de pequenas e médias empresas no
online. Isso porque, segundo Rodrigues, no último ano, mais de 600 mil empresas nacionais
criaram um site por meio do Google Meu Negócio – ferramenta gratuita que permite o
cadastro de informações básicas, como endereço, telefone e horário de funcionamento.

De acordo com ele, além da criação de sites e da inserção de informações na web estarem
mais simples, após experimentarem alguns benefícios com o melhor posicionamento virtual,
as empresas sempre querem mais. “Quando as companhias percebem as vantagens na atração
de clientes, é inevitável que continuem investindo nisso”, afirma.

 

Fonte: Newtrade

FCDL Notícias
  • Como a neurociência ajuda a ser um empreendedor melhor

    Continue lendo Clique e leia
  • É necessário mais do que a omnicanalidade para atender o cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Boticário e Natura são as marcas que oferecem a melhor experiência ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • A importância de ESG para o pequeno empreendedor

    Continue lendo Clique e leia
  • Como a digitalização dos meios de pagamento pode impactar no negócio

    Continue lendo Clique e leia
  • Omnichannel: transformando a gestão de estoque

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais