FCDL Notícias

FCDL Entrevista com Adonai Zanoni: “As empresas buscam profissionais que amam a excelência”

Adonai Zanoni

Empresário com mais de 650 palestras realizadas em todo o Brasil, Adonai Zanoni utiliza o bom humor, a descontração e a força do entusiasmo para transmitir uma onda de otimismo nas organizações, ampliando os canais de comunicação, integração e cooperação, bem como os níveis de resultado e qualidade nas tarefas organizacionais. Habituado a relacionar o mundo do varejo com a qualificação pessoal e como esses dois universos são indissociáveis, Zanoni comenta que “o conhecimento não pode ser mensurado, mas experiência, sim”. Nesta entrevista para o FCDL Notícias, ele fala sobre a imperiosa necessidade para todo profissional ter metas claras, ambição pela qualidade no atendimento e paixão pelo que faz. Confira abaixo quatro perguntas para o palestrante.

FCDL Notícias – A Convenção Estadual do Comércio Varejista do próximo ano abordará a inovação para vencer. De certa forma, todo profissional precisa se reinventar diariamente para manter-se competitivo. Quais as melhores formas para isso?
Adonai Zanoni – Muitas empresas, ansiosas por contratar profissional de vendas cometem sérios equívocos no recrutamento e seleção, como não saber ao certo o perfil ideal desejado ou a falta de tempo para desenvolver talentos internos por sobrecarga nas atividades diárias. Um bom profissional de vendas precisa de 80% de atitude e 20% de aptidão. Vendedores bem sucedidos possuem metas claras e capacidade de conquistar muitos objetivos. A segunda parte, a aptidão, consiste em desenvolver habilidades de vendas, análise dos produtos e serviços que vende, análise da base de clientes, desenvolvimento das competências essenciais, além é claro da qualificação técnica e experiência ao longo da sua carreira. São profissionais que valorizam a excelência no atendimento, no encantamento e na satisfação dos seus clientes, com a capacidade inerente de saber ouvir primeiro antes de oferecer soluções.

FCDL Notícias – Em uma de suas palestras você comenta que os modelos de gestão tradicionais estão com os dias contados e é necessária uma transformação na organização. Como liderar e criar ambientes corporativos inovadores?
Adonai Zanoni – Fórmulas para formação de líderes existem às centenas, mas achar o líder ideal para uma organização é um desafio e tanto, pois a prioridade está na procura por profissionais que saibam trabalhar em equipe, transformem estratégias em resultados e dominem a arte de executar, fazendo mais com menos. As empresas precisam promover o desenvolvimento de competências específicas de seus líderes ou compor um plano de capacitação de seus gestores orientado pelas suas necessidades. À medida que as empresas crescem, a demanda por informações qualificadas acompanha, o que proporciona indicadores para a tomada de decisão. Neste sentido, cabe um novo modelo de capacitação baseado em experiências empresariais, a partir do conceito de Aprendizagem Baseada em Problemas, trazendo a expertise de profissionais reconhecidos no mundo empresarial.

FCDL Notícias – Uma de suas publicações aborda o fato de que há dois tipos de pessoas: os torcedores e os jogadores. Qual a diferença de comportamentos, como saber em que time você está e de que maneira trocar de lado?
Adonai Zanoni – Na palestra ‘Pessoas Incríveis – como se transformar num profissional de referência’ reforço que devemos ser protagonistas da nossa história. Torcer é muito legal, mas te impede de mudar o placar. Quando você está no comando, o que chamamos de domínio pessoal, elimina seus principais medos e cria novos pensamentos, o que transforma as ações em resultados. Você passa a ter o comando do seu destino. Muitas pessoas desejam mudar de cenários, mas quando perguntadas sobre o que realmente desejam para suas vidas, não possuem um foco definido. Jogadores têm metas claras, possuem iniciativa, agem e não esperam acontecer. Andam um quilômetro a mais para alcançar um patamar maior, constroem parcerias de sucesso, são focadas no que é realmente importante e não desperdiçam o seu tempo com coisas irrelevantes.

FCDL Notícias – No mundo atual, os profissionais de vendas precisam encontrar maneiras de aumentar seu faturamento a partir da inovação em vendas. Mas não basta apenas aumentar suas margens, é preciso se reinventar. De que forma você aconselha a fazer isso
Adonai Zanoni – As empresas buscam profissionais que amam a excelência, que estejam focados no que realmente é importante, que atuam nas medidas de direção dos seus projetos, que possuem metas bem definidas e com entregas factíveis. O principal desafio de qualquer profissional que queira se reinventar é analisar conscientemente seus pontos fracos e fortes. A autocrítica permite identificar onde se aperfeiçoar. Para qualquer profissional alcançar o seu potencial máximo é fundamental que tenha uma personalidade madura, funcional e integrada, fazer uma avaliação rigorosa das suas competências de tempos em tempos, aprender a receber feedback dos seus colegas e líderes na empresa. É importante ainda que aprenda a lidar bem com o fracasso e com o sucesso, pois subir e descer faz parte do processo evolutivo. Deve se questionar sobre o que pode fazer de diferente para mudar o seu status atual, o que deve aprender e o que deve fazer para buscar a sua felicidade. Sobretudo, tem de ser franco e honesto para consigo mesmo, buscar a inovação como prioridade e reconhecer suas principais habilidades e competências.

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais