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Fluxo nas farmácias cresceu e de academias diminuiu durante o verão

A In Loco Location Intelligence realizou um estudo com dados anônimos de visitas
em estabelecimentos das categorias farmácia, academia e supermercado para
entender o comportamento das pessoas nesses locais durante o verão, assim como
para identificar a variação de fluxo de um ano para o outro e em relação à estação
oposta.

A análise levou em conta a base de dados da In Loco, empresa de tecnologia de
geolocalização, que conta com mais de 60 milhões de usuários no Brasil e 25
milhões de locais mapeados no mundo. O período analisado foi entre 21 de
dezembro a 21 de janeiro de 2018 e de 2019 e também os primeiros dias do último
inverno, de 21 de junho a 21 de julho de 2018.

De acordo com a pesquisa, o fluxo de visitas às farmácias cresceu mais de 41% no
início do verão de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018. Segundo a
In Loco, o aumento das visitas à categoria pode ser atribuído às altas temperaturas
que demandam cuidados com a saúde. Quando comparado o verão deste ano com o
inverno do ano passado, as visitas também aumentaram 33%. Ou seja, a frequência
a esses estabelecimentos cresceu como um todo, não sendo sazonal.

Outra explicação é que, segundo dados da Associação Brasileira de Redes de
Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as redes de farmácias têm investido em serviços
de segmentos complementares, além de medicamentos, o que de certa forma
aumenta as visitas a esses estabelecimentos. Levantamento da Abrafarma aponta
que o número de farmácias que contam com salas de serviços farmacêuticos quase
triplicou entre outubro de 2017 e outubro de 2018, saltando de 605 para 1.670 – um
avanço de 176%.

Outra categoria analisada pela In Loco foi o de academias, conforme levantamento o
fluxo de visitas nesses estabelecimentos caiu em 18% nos primeiros 30 dias de verão
de 2019 com relação ao mesmo período de 2018. E empresa levanda a hipótese de
que o comportamento possa ter sido influenciado pelas temperaturas acima da
média, que possam ter desanimado os brasileiros para a atividade física.

Para entender se essa é a razão, o estudo comparou também os primeiros dias do
verão de 2019 com os primeiros dias do inverno de 2018, e o resultado revela que o
fluxo de visitas nas academias também caiu quase 10% na comparação do inverno
de 2018 com o verão de 2019. “Uma das hipóteses para a queda nestes
estabelecimento é o aumento de outras modalidades esportivas como: treinos
funcionais ao ar livre, grupos de corrida, ciclismo, entre outros.”, comenta Raíza
Oliveira, Data Analyst da In Loco Location Intelligence.

Por fim, o estudo da In Loco Location Intelligence também avaliou o fluxo dos
supermercados e identificou que as visitas cresceram 9% em 2019, na comparação
do mesmo período de 2018. Quando comparado os primeiros dias de verão de 2019
com o início do inverno do ano passado, o número de visitas a esses
estabelecimentos se manteve estável.

“Isso deve-se ao fato de que idas ao supermercado são necessárias em ambas as
estações e o crescimento apresentado no início de 2019 reafirma as expectativas do
setor para o ano”, analisa Oliveira. Pesquisa da Associação Brasileira de
Supermercados (ABRAS) mostrou que grande parte dos empresários (48%) apostam
em vendas no mesmo patamar do último verão. Já para 45% dos supermercadistas
entrevistados, as vendas da próxima estação serão maiores na comparação com o
ano anterior.

Fonte: Portal No Varejo

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