FCDL Notícias

Fluxo nas lojas físicas cai na maioria dos segmentos em agosto

Levantamento mostra que apenas as categorias Eletrônicos e Óticas
registraram aumento no mês na comparação com o ano passado

O fluxo no varejo em agosto cresceu, especialmente nas lojas de
eletrônicos. É o que mostra o Índice de Lojas Físicas, levantamento feito
pela FX Retail Analytics em parceria com a F360º.
No total, o segmento de eletrônicos cresceu 6,58% e foi o de maior
destaque no indicador na comparação anual. No mesmo período, o fluxo
nas óticas também foi maior – com variação de 0,74%.
Henrique Carbonell, sócio fundador da F360º, atribui o crescimento na
categoria Eletrônicos à multicanalidade que varejistas do segmento
desenvolveram.

“A omnicanalidade mais presente em varejistas desse segmento também
pode ter ajudado neste aumento com políticas de compre e retire na loja,
por exemplo”.

Além disso, o Dia dos Pais mais movimentado foi outro fator decisivo para
o resultado.

As demais categorias analisadas registraram queda:
• Chocolateria (-1,77%)
• Calçados (-1,79%)
• Beleza (-2,25%)
• Moda (-2,33%)
• Utilidades Domésticas (-4,69%)

Já no comparativo com julho de 2019, o segmento de Moda registrou a
maior variação positiva, com 4,09%.
Também cresceram Eletrônicos (1,74%), Chocolateria (1,24%)
e Calçados (0,33%). Já Beleza, Ótica e Utilidades Domésticas caíram,
respectivamente, 0,16%, 5,19% e 8,57%.
O crescimento do fluxo em agosto na comparação mensal pode ser
explicado pela procura dos consumidores por presentes para o Dia dos
Pais.

“Podemos relacionar a alta desses segmentos com os saques das contas
do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que devem dar um
novo ânimo ao comércio”, pontua Eduardo Terra, presidente da Sociedade
Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
De acordo com o Ministério da Economia, o valor sacado chegará a R$ 30
bilhões entre agosto e dezembro de 2019.
Para Carbonell, a inteligência analítica, que permitiu que o levantamento
fosse feito, garante controle sobre os processos de gestão.
“A partir do acompanhamento dos indicadores de vendas e financeiros,
por exemplo, o gestor pode encontrar oportunidades e gargalos em seu
negócio e, consequentemente, aumentar ganhos ou reduzir perdas”,
explica.

Indicador por região
Na relação entre as regiões, o Centro-Oeste teve o melhor desempenho
no fluxo de visitantes na comparação com agosto de 2018: as lojas
alcançaram, ao todo, um crescimento de 5,82%.
O Norte e o Nordeste também tiveram números positivos,
com 4,47% e 3,21%, respectivamente. Já as lojas do Sudeste e Sul tiveram
menos visitantes neste ano, com -3,21% e -4,50%, respectivamente.
Em relação ao mês anterior, o Índice de Lojas Físicas registrou um maior
fluxo de visitantes na região Norte, com 4,78%. O Centro-Oeste,
com 2,47%, e o Sudeste, com 1,10%, também tiveram altas. Já o Nordeste
e Sul tiveram indicadores negativos, com -2,75% e -6,08%,
respectivamente.

Fonte: Portal No Varejo

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais