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Fonte: Portal Gestão de clientes

O comportamento do consumidor mudou, e você está acompanhando a mudança?

Nas últimas duas décadas houve uma grande mudança industrial proveniente a revolução da era digital. 

Com a velocidade da informação e dos novos desejos de compra do consumidor, a disputa pela atenção das pessoas está cada vez mais acirrada, porque há muito conteúdo nos impactando ao mesmo tempo. O que antes demorava porque o consumidor buscava informação na loja física, fazia contato com o vendedor, comparava preços e definia sua compra, hoje o consumidor tem acesso a tudo na palma da mão. Com isso, novo hábitos de compras estão surgindo. 

Hoje o consumidor tem a possibilidade de escolher qual produto adquirir. Ele simplesmente entra na internet e faz uma pesquisa sobre o que deseja e logo sabe onde encontrar, por quanto aquele produto costuma ser vendido, como funciona. E, por essa razão, praticamente todas as empresas se encontram obrigadas a mudar a estratégia. E o mais interessante de tudo isso, é a possibilidade de interagir mais ativamente com o consumidor e escutar com clareza suas necessidades. 

Para garantir a venda, os empresários precisam entender os interesses, as dores, os valores e o comportamento de clientes. É necessário habituar-se à jornada de compra dele para se conectar, gerar valor e benefícios. Estar ausente no ambiente online tem se mostrado ser prejudicial às empresas. Os negócios que não estão inseridos nesse meio perdem voz diante do público. 

Dados de mercado

De acordo com a pesquisa Brasil Supermercados Online estima que, em 2023, o mercado brasileiro poderá movimentar R$ 48,65 bilhões. 

O universo de consumidores brasileiros que compram itens de supermercado pela internet é de 15%, sendo que a classe que mais compra desta forma é a A (19%) e a que menos compra é a B1 (11%). A constatação é de um estudo de abrangência nacional, da Associação Paulista de Supermercados (Apas), por meio do Painel Conecta do Ibope Inteligência. 

O estudo também revela que 68% das pessoas que compram itens de supermercado pela internet dizem que fazem isso pela “maior variedade de produtos”. Já o segundo motivo mais comentado foi que comprar via internet é “mais barato do que na loja física” (67%), seguido por “mais fácil de comparar preços das marcas” (57%), “sempre tem o que procura” (49%), “não tem tempo para ir às lojas físicas” (23%) e, por último, “pode agendar a entrega” (22%). Nesta etapa da pesquisa, as pessoas tiveram que assinalar as três razões mais importantes para elas. 

– Como se adaptar aos novos hábitos de consumo: 

– Tenha comodidade nas compras;

– Variedade de produtos;

– Utilize- se de influenciadores;

– Facilidade de escolha;

– Melhores formas de pagamento;

– Promoções e ofertas; 

– Priorize a otimização do tempo;

– Realize a distribuição de conteúdo multiplataformas;

– Utilize-se de vídeos para divulgação do seu negócio;

– Tenha programa de fidelização. 

 

Fonte: Portal Gestão de clientes

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