FCDL Notícias

Gene do empreendedorismo existe em pouco mais de 3% da população

Uma pesquisa de laboratório conseguiu identificar um gene chamado Nr2b, que seria responsável pelo empreendedorismo. No teste de laboratório feito pela universidade de Princenton, nos Estados Unidos, os camundongos que tinham esse gene duplicado acharam a saída de um labirinto muito mais rápido do que os animais sem a presença do Nr2b.

Os pesquisadores dizem que pouco mais de 3% da população mundial tem esse gene desenvolvido. Conheça a história do empreendedor Ricardo Alves que, com 13 anos, já vendia lanches em um carrinho de rua cujo aluguel pagava mensalmente.

Aos 18 anos, sua característica de empreendedor fez com que ele enxergasse uma oportunidade de negócio. Alves viu um açougue quase falido à venda e, mesmo sem entender nada de carnes, comprou o açougue, e depois abriu mais seis.

Em 2000, no entanto, os supermercados começaram a montar açougues dentro das lojas e a concorrência fez as vendas despencarem. Foi nessa hora que o DNA de empreendedor de Ricardo Alves encontrou uma saída: ele passou a vender a carne pronta para o consumidor e criou a maior rede de grelhados do país.

A rede ficou famosa pelos pratos simples, rápidos e baratos, e tem refeições a partir de 13 reais. Mas, como empreendedor nato, ele sabia que não se cresce sozinho.

A consultora de negócios Angelina Stockler explica que o empreendedor deve ter consciência de que não se sabe tudo. Hoje, a rede de grelhados tem 133 franqueados, que são treinados constantemente.

Ele também já comprou outra marca de grelhados e fundiu a operação com outras três empresas. Hoje, Ricardo Alves comanda o quarto maior grupo de alimentação do país, com 340 lojas.

Para quem não nasceu com o gene empreendedor, resposta é que é possível desenvolver essa característica. Empreender é uma evolução contínua. É preciso observar, buscar sempre conhecimento e formar equipe para suprir as próprias deficiências.

Fonte: Portal Pequenas Empresas Grandes Negócios

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais