FCDL Notícias

Gigante inglesa SSP abrirá 18 lojas de alimentação em aeroportos brasileiros

A multinacional inglesa SSP, uma das maiores operadoras de restaurantes e lojas de
alimentação nos aeroportos e nas estações de trem do mundo todo, está
desembarcando no Brasil nos aeroportos internacionais de Guarulhos (SP), Galeão
(RJ) e Salvador (BA). O Estado apurou que até o final deste mês será inaugurado o
primeiro de seis restaurantes e lojas voltadas para o segmento de alimentação no
aeroporto do Galeão (RJ). As demais serão abertas até meados do ano. No
aeroporto de Guarulhos (SP) estão previstas seis lojas que devem começar a
funcionar até o fim de maio.

Entre as oito marcas internacionais previstas para os dois aeroportos estão a
cafeteria Ritazza; o restaurante contemporâneo Factory Bar & Kitchen; as padarias
Upper Crust e Jamie’s Deli, do chef Jamie Oliver; a italiana Barzetti; a mexicana Mi
Casa Burritos; a marca de cachorro-quente Monty’s Dogs & Cones; e a Camden
Food, que serve refeições rápidas.

Quem circula atualmente pelo aeroporto de Guarulhos já pode ver indicações nos
tapumes de que as marcas Factory e Jamie’s Deli estarão funcionando “em breve”.
Em novembro, a empresa presente em 33 países – com quase 40 mil empregados e
faturamento no ano passado de 2,5 bilhões de libras (cerca de R$ 12 bilhões) –,
anunciou em comunicado que entraria na América do Sul nos aeroportos de
Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). De acordo com o comunicado, a companhia fez uma
joint venture com a Duty Free Americas e assinou contratos de nove anos com os
dois aeroportos.

Marcas locais
Além de Guarulhos e Galeão, o Estado apurou que estão sendo planejadas seis lojas
no aeroporto internacional de Salvador (BA), onde serão desenvolvidas marcas
locais com um toque brasileiro. Em seu site, a empresa destaca que a prática é
comum atuar com marcas com características locais para tornar os restaurantes dos
aeroportos mais aconchegantes.

Nos cálculos de especialistas, o investimento em 18 lojas previstas para os três
aeroportos brasileiros somaria entre R$ 35 milhões e R$ 45 milhões. Um
desembolso significativo num momento em que a economia brasileira patina,
muitos empresários nacionais adiam projetos e os aeroportos operam abaixo do
potencial. No ano passado, 63,3 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos
de Guarulhos e Galeão, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Perspectiva
“Eles estão plantando em terreno fértil”, afirma Cristina Souza, diretora executiva da
GS&Libbra, empresa especializada em food service do Grupo GS&Gouvêa de Souza.
Apesar da lenta recuperação da economia, ela enfatiza que o brasileiro continua
viajando de avião e usando serviços de alimentação nos aeroportos.

Na opinião da consultora, o movimento recente da International Meal Company
(IMC), outra gigante do setor de food service – dona de marcas como Viena e Frango
Assado e de restaurantes em rodovias do Estado de São Paulo – de iniciar
entendimentos para a entrada do Grupo Sforza, do empresário Carlos Wizard, na
companhia faz todo sentido.

Segundo Cristina, a IMC precisa de um parceiro para acelerar o crescimento de seus
negócios provavelmente porque está pressionada pela chegada de um concorrente
de peso.

Procurada, a IMC informou, por meio de nota, que não comenta a chegada da SSP
nos aeroportos brasileiros. A assessoria de comunicação da SSP também não deu
mais detalhes sobre os investimentos do grupo no País e limitou-se a reafirmar as
informações divulgadas no comunicado.

O escritório especializado em arquitetura de varejo responsável pela implantação
dos projetos das lojas, o Estúdio Jacarandá, também informou, em nota, que “por
questões de confidencialidade não comenta trabalhos em andamento”.

Fonte: Estadão

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais