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GPA aposta em mini-centros de distribuição e apps de entrega
Fomentar o e-commerce, testar novos formatos de loja e apostar em meios de
pagamento digitais estão na agenda do GPA para 2019. O presidente da companhia,
Peter Estermann, disse que a meta é se manter na liderança da venda online de
alimentos. “No e-commerce alimentar, o negócio tem de ser viável. A última linha
(lucro) tem de ser positiva”, afirmou, apontando o custo logístico brasileiro como
principal desafio.
Para reduzir os custos, a companhia começou a entregar pedidos do e-commerce
usando mercadorias de lojas próximas à casa dos consumidores. O modelo funciona
atualmente em 70 lojas e a meta é expandir, chegando a 150 unidades.
Também para driblar o desafio logístico, o GPA resolveu testar a transformação de
um de seus hipermercados em um mini-centro de distribuição. O projeto piloto na
região do Morumbi, em São Paulo, pode servir para ajudar a empresa a expandir o
e-commerce e viabilizar o avanço dos mercadinhos. As lojas de pequeno porte,
abertas com as bandeiras Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar, precisam de
abastecimento frequente.
Ao mesmo tempo, a companhia se aproxima de startups e busca incrementar o uso
de aplicativos. Em dezembro, o GPA comprou o aplicativo de entregas James
Delivery, mirando ter seu próprio “super app”. A expressão ficou famosa por conta
do sucesso na China de aplicativos como o We Chat, capazes de resolver diversos
tipos de necessidade dos consumidores, de pedir comida a chamar um táxi ou fazer
pagamentos.
Os esforços no mundo digital incluem a intenção de lançar uma plataforma própria
de pagamento. Na Via Varejo, há planos para lançamento de uma carteira digital até
o fim deste ano, projeto que vem sendo desenvolvido em parceria com a fintech
AirFox.
Além disso, a companhia acelerou os testes de novos formatos de loja. No
momento, está em fase piloto uma combinação de mercadinho com drogaria. A
primeira loja está localizada no bairro da Mooca, em São Paulo.
Fonte: Agência Estado