FCDL Notícias
Grupo Koch vai inaugurar seis lojas em SC até o fim do ano
O crescimento de 45% no faturamento neste último mês de junho é um indicativo
de que as ousadas metas do Grupo Koch para 2019, estimadas em 30%, serão
facilmente atingidas ou até superadas. Em 25 anos de história, a rede já consolidada
no litoral catarinense, segue em ritmo acelerado de expansão pelo estado e, até o
fim do ano, inaugura seis novas lojas, sendo uma no segmento de varejo
(SuperKoch), na cidade de Penha, neste mês de julho; e as demais com foco em
atacado e varejo, o popular “atacarejo”, sob a bandeira Komprão Koch Atacadista,
nos municípios de Piçarras, Barra Velha, São Francisco do Sul, Tijucas e Guaramirim.
Hoje, o Grupo Koch ocupa a terceira posição no ranking das maiores redes
supermercadistas catarinenses e está entre as 33 maiores do Brasil, conforme
estudo publicado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A posição é
fruto de investimento contínuo nos últimos anos.
Desde 2012, a rede apresenta um crescimento médio anual de 25%, tendo fechado
2018 com faturamento de R$ 1,14 bilhão – um aumento de 33% em relação ao
período anterior, enquanto a média do setor supermercadista nacional foi de 2,1%.
Este ano, R$ 90 milhões são investidos nas inaugurações e a previsão é encerrar
2019 faturando R$ 1,6 bilhão nas 28 unidades pelo estado, sendo 16 lojas
SuperKoch e 12 Komprão Koch Atacadista.
Mudanças para crescer
A flexibilidade de atuação em diferentes frentes de negócios, como a entrada no
setor atacadista, o lançamento de loja com conceito express e a aposta no canal de
e-commerce, mantem o Grupo Koch no ritmo acelerado. “Nós estamos sempre com
o olhar atento às mudanças de comportamento do público. Em meio à crise
econômica, os consumidores buscam novas formas de comprar, que são ainda mais
diversificadas pela rápida inclusão tecnológica”, afirma o presidente da rede, José
Evaldo Koch.
“Essa percepção constante nos guia para adaptar as estratégias e atender às
expectativas e necessidades dos clientes, seja proporcionando lojas direcionadas
para ofertas e vendas em grandes volumes; seja com praticidade, conforto e
exclusividade no modelo express, na adoção de self-checkouts ou na venda online”.
O planejamento estratégico está estruturado por uma política empresarial que
reúne experiência operacional, eficiência comercial e foco na gestão de pessoas.
Visando cada vez mais a profissionalização dos negócios, os irmãos Koch
transformaram a empresa em Sociedade Anônima, no início de 2019. Auditado por
uma das consultorias Big Four, o grupo agora tem um Conselho Administrativo com
membros independentes, além do Conselho de Família.
“Tudo o que alcançamos e continuamos a almejar é alicerçado na valorização das
pessoas. Cada um dos nossos 3.200 colaboradores desempenha um papel
fundamental nessa grande família Koch”, destaca o presidente. José Koch.
O presidente reforça ainda que a boa relação com os fornecedores também é um
grande diferencial para as conquistas, pois há uma forte parceria, proporcionando
ganhos para todos os envolvidos. “Nossos parceiros comerciais são os verdadeiros
responsáveis pela transformação do Grupo Koch nessa potência baseada em
crescimento, evolução, desempenho que nos tornamos hoje. O fechamento de bons
negócios com os fornecedores beneficia diretamente os nossos clientes lá na loja,
com melhores preços e condições de compra”, reforça.
Fonte: Newtrade