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iGeneration e a sua influência no varejo

Camila Salek, sócia fundadora da Vimer Experience Merchandising, nos
ajuda a entender um pouco mais sobre essa geração

Você já ouviu falar da iGeneration? É uma geração que nasceu em um
universo totalmente digital e que cresce a todo instante. Carinhosamente
apelidada de iGen,tem como principal característica a integração da
tecnologia em seu cotidiano, o que tem transformado as formas de
consumo e relacionamento com as marcas.

Para ajudar a entender um pouco mais sobre a relação da iGen com o
varejo, entrevistamos Camila Salek, sócia fundadora da Vimer Experience
Merchandising e integrante do grupo de empreendedoras de sucesso do
programa Winning Women Brasil, da Ernst Young. Referência em varejo e
visual merchandising, está por trás de evoluções significativas da
experiência de consumo e do desenvolvimento do conhecimento da área,
por meio da implementação de projetos inovadores e compartilhamento
de conteúdos ministrados em aulas, palestras, treinamentos e publicações
nacionais e internacionais voltadas para moda e tendência.

Varejo s.a. – O que a Vimer entente como iGeneration?

Camila Salek – Toda a discussão que envolve esse tema é muito mais
voltada a entender se é uma geração que lida com o smartphone
diariamente do que necessariamente uma geração nascida em um
período específico. Com frequência, escutamos falar de geração X, Z, Y,
boomers e, ao pensar em iGen, estamos falando que, independentemente
da idade, as pessoas estão extremamente conectadas. Vivemos em um
mundo onde os dispositivos portáteis, os smartphones principalmente,
cresceram de forma exponencial, criando uma geração de pessoas
conectadas a eles. É isso que chamamos iGeneration.

Hoje, para ter uma ideia, cerca de 67% da população mundial tem um
dispositivo portátil, um celular. Imagina o peso disso ao considerar a
quantidade de vezes que acessamos esses dispositivos por dia. Não
estamos falando de idade e, sim, de perfil de consumidor.

Varejo s.a. – O que essa proximidade com o smartphone trouxe de
mudança para o mercado?

Camila Salek – Acredito que uma das primeiras mudanças que o mundo
on-line trouxe foi a relação entre tempo e conveniência. Quem consome
hoje por um dispositivo portátil não precisa sair do sofá de casa para
conseguir seu produto e o adquire de maneira mais rápida.

No ambiente físico, não lidamos com essa sensação de tempo e
conveniência da mesma forma. Precisamos aprender com o progresso da
inteligência, que está cada vez mais difundida em relação à jornada de
consumo do mundo digital, para conseguir aplicá-la no ambiente físico.

Sabe aquela loja que dá até preguiça de entrar por conta da quantidade
de produtos expostos? É um formato que por pouco tempo vai continuar,
na nossa opinião. É preciso focar em lojas mais editadas, mais curadas,
que celebram melhor o tempo das pessoas e a conveniência.

Varejo s.a. – Qual é o grande desafio do varejo para atender a essa
geração?

Camila Salek – Além dessa questão de tempo e conveniência, é necessário
entregar algo que vá além. Para fazer com que o consumidor vá até o
ambiente físico, eu preciso oferecer mais em relação à experiência. É
possível perceber que alguns modelos de operação pelo mundo
começaram a se transformar em redes sociais de contato entre marca e
consumidor e deixaram de ser simplesmente um espaço de compra e
venda de produto.

Varejo s.a. – Para a iGeneration, o que a marca representa é mais
importante do que ela em si?

Camila Salek – Totalmente! Os poucos consumidores que ainda ostentam
marcas o fazem por conta do que ela representa. Tem muita coisa por trás
de uma marca hoje em dia: propósito, transparência em processo, melhor
curadoria de produto, conveniência, bandeiras de movimentos sociais,
sustentabilidade, preocupação com o corpo.

É importante entender que o caminho que uma empresa escolhe usar
para conversar com o consumidor final deve levar em conta o caminho
que ela quer seguir como marca. Não adianta ela aproveitar uma onda
sustentável e isso não refletir na loja.

Cada vez mais, esse espírito da marca se transforma em um fator
determinante para o sucesso dela no futuro. As pessoas se interessam por
assuntos que vão além do produto em si.

Varejo s.a. – Como aplicar todas essas particularidades da iGen no espaço
físico da loja?

Camila Salek – O primeiro passo é romper com o modelo tradicional de
varejo de exposição de produto em balcão e um vendedor lidando com as
pessoas. Acompanhamos modelos de negócios mais disruptivos. Eles
trazem, por exemplo, um especialista no papel de vendedor, uma pessoa
treinada para ter uma conversa que levará o bate-papo para outro
patamar, o de cocriação, em que seu cliente passa a fazer parte do seu
processo e contar com a marca de forma um pouco diferente. Essa
conexão está muito ligada ao fator empreendedorismo, que é uma coisa
muito presente nessa geração.

Além disso, a marca que hoje ainda não oferece um sistema de click and
collect, por exemplo, tende a perder espaço. As pessoas querem um
produto e o querem agora! Elas vão se deslocar até o ponto físico se
souberem que você pode oferecer.

Case de sucesso

A Gocase é uma marca nativa digital que migrou para o mundo físico. A
Vimer fez um trabalho de edição para que a loja passasse todo o
dinamismo e a velocidade da internet para o espaço físico. É uma loja em
que se vende um produto personalizado, com o cliente podendo
personalizar uma capinha, uma mochila, cabo de celular etc. A
personalização funciona na própria loja, o que é uma maneira compacta
de levar a experiência virtual para o consumidor. O espaço também é
instagramável, o que faz com que os clientes conversem com o ambiente.

Fonte: Revista Varejo S.A.

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