FCDL Notícias
Inflação no e-commerce cai pelo segundo mês consecutivo
Os preços no comércio eletrônico brasileiro tiveram alta de 6,01% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2015, segundo o Índice Fipe/Buscapé. O resultado significa o segundo mês consecutivo de queda, indicando um avanço mais lento nos preços e colocando o índice acumulado no ano em 6%. Em 2015, a inflação acumulada do varejo eletrônico foi de 11%.
“A partir de setembro, mês em que diversas lojas do varejo on-line comemoram seus aniversários com promoções e descontos de até 60%, somando ainda o Dia das Crianças em outubro e os preparativos para a chegada do período de Natal, podemos ter uma redução ainda maior no ritmo de inflação, apontando para o centro da meta do governo”, diz, em nota, Sandoval Martins, presidente do Buscapé Company.
De acordo com o executivo, a redução no ritmo da inflação no ecommerce também pode ser explicada pela alta competitividade do setor, que obriga as empresas a negociar e oferecer melhores ofertas ao consumidor.
No período de agosto de 2015 a agosto de 2016, dos dez grupos pesquisados pelo Índice Fipe/Buscapé, nove apresentaram aumento de preço e apenas um registrou queda, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de 1,17%, em telefonia, a um aumento de 9,08% em eletrodomésticos.
O generalizado reajuste de preços no período anual foi bastante influenciado pela elevação do câmbio, que tem impacto direto sobre os preços de produtos eletrônicos, com forte presença no comércio virtual.
Fonte: Portal Valor Econômico