FCDL Notícias
Inovação, Fatos e Narrativas
Há pelo menos meia década, leitores atentos perceberam que os meios de comunicação tradicionais e as mídias sociais vivem um verdadeiro embate de narrativas ao abordar um mesmo tema ou fato. A profusão de explicações e pontos de vistas, quando bem utilizados, nos fazem refletir, aprofundam e enriquecem o entendimento sobre os fatos. Não há duvida que temos que ser muito cuidadosos, deixar de lado paixões e extremismos, e não nos deixar levar pelas explicações simples para questões complexas.
Recentemente ouvi um conhecido economista, que admiro muito e acompanho há muitos anos, desenvolvendo uma narrativa interessante sobre o que desencadeou o surgimento do Uber e do Airbnb. O principal objetivo dessa explicação era dizer que essas inovadoras empresas surgiram, em grande medida, pela crise de 2008 e que certamente a atual crise do Covid-19 geraria inovações e empresas tão incríveis quanto elas.
Eu tendo a concordar apenas em parte com essa interpretação, sem dúvida a crise de 2008 contribuiu para o sucesso tanto do Airbnb, nascido em agosto de 2008, quanto do Uber, que surgiu em março de 2009, mas ela sozinha não explicaria a origem delas.
Uber
O transporte urbano sempre foi um desafio para o Estado, que ao longo dos anos tentou organizar o setor utilizando mecanismos regulatórios, que infelizmente geraram protecionismo.
Historicamente sabemos que todo protecionismo acaba por gerar ineficiências, pois a ausência de competição faz com que os agentes não invistam em tecnologia e inovação, mantendo suas margens elevadas. O custo desta ineficiência é inevitavelmente repassado ao cidadão, gerando uma importante assimetria no mercado.
Assimetrias tendem a ser corrigidas pelo próprio mercado: muito antes de surgir o Uber já existiam taxis e vans clandestinas em praticamente todos os grandes centros ao redor do mundo, por outro lado, nas cidades pequenas, os mototaxis ocupavam esse espaço.
Antes do surgimento do Uber, o transporte urbano alternativo era relevado a um segundo plano, pois não possuíam organização, confiabilidade e penetração para abalar o caro serviço de taxi ou dos ônibus, desconfortáveis e lotados.
Como exemplo basta lembrar que uma licença para operar um taxi em Nova York custava mais de US$ 1 milhão e um ponto no aeroporto de Congonhas chegava a insanidade de R$ 500 mil (sem o veículo). A razão de valerem tanto era a total ausência de concorrência, que combinada com uma demanda garantida, gerava lucros enormes.
O Uber teve capacidade de eliminar as principais barreiras do transporte alternativo: confiabilidade, facilidade de contratação, transparência na definição do valor, simplicidade e conveniência na forma de pagamento.
Ao fazer muito bem tudo isso, e ainda oferecer uma fonte de renda para um exército de desempregados (potencializado pela crise de 2008), o Uber atacou de verdade a imensa assimetria do mercado de transporte urbano e assim ganhou escala mundial.
Airbnb
Alugar apartamentos, casas ou apenas quartos por temporada é uma demanda conhecida e muito antiga. Seja para estudar, trabalhar ou simplesmente por lazer, a hospedagem alternativa e informal sempre coexistiu com os hotéis.
Pensões, repúblicas, apartamentos no litoral, não importa, bastava abrir os classificados ou mais recentemente fazer uma busca na Internet para encontrar uma enorme oferta, em praticamente todas as cidades do país.
Assim como na contratação do transporte alternativo, as principais barreiras para que esse mercado ganhasse maior escala e relevância, eram: credibilidade das informações divulgadas pelos proprietários e meios de pagamento mais seguros.
Em geral o pagamento era antecipado ou na entrada do imóvel, o que não trazia segurança para nenhum dos lados: o cliente podia sofrer com fraudes ou por informações incorretas sobre o que estava alugando, por outro lado, o locador podia receber um calote, no-show ou ainda ter que arcar com danos no imóvel.
O Airbnb resolveu muito bem essas questões, com um sistema de qualificação e avaliação dos imóveis, locadores e locatários bastante eficiente e transparente, além de intermediar as transações financeiras, o que garante pagamentos e recebimentos conforme regras bem claras.
Em outras palavras, o Airbnb tornou-se um grande agente de intermediação e garantia de informações e transações do mercado de hospedagem, ajustando as assimetrias nesse mercado, reduzindo riscos.
Em comum
Embora a crise de 2008 tenha dado um impulso às duas empresas, algumas condições de base foram de fato fundamentais para o surgimento e sucesso delas:
– Demanda reprimida por serviços de transporte e hospedagem
– Elevada ociosidade de imóveis e veículos
– Abundância de mão de obra (desemprego sistêmico)
– Mecanismos de avaliação dos usuários para construir credibilidade e confiança
– Meios de pagamento modernos e seguros
Assim, entendo que o surgimento dessas empresas é fruto da combinação de tecnologias que amadureceram e se popularizaram somente nos últimos anos com a correção de grandes assimetrias de mercado, criadas ao longo de muitas décadas.
A atual crise do coronavírus sozinha provavelmente não será capaz de criar as condições necessárias para transformações tão profundas no mercado, mas não há dúvidas que será um grande catalizador para o sucesso de muitos empreendedores visionários.
* por Gustavo Carrer, head de desenvolvimento de negócios na Gunnebo
Fonte: Portal Varejo em Dia