FCDL Notícias
Instagram entra para o comércio eletrônico com novo recurso
Após anos admirando belas imagens de gastronomia, moda e design no Instagram,
os usuários agora poderão comprar os produtos que virem e gostarem diretamente
no aplicativo — o que oferecerá gratificação instantânea para os obcecados por
tendências e uma nova fonte de renda para a empresa controladora, o Facebook.
Desde ontem, terça-feira (19), o aplicativo de compartilhamento de fotos testa um
recurso de compras chamado Checkout com algumas empresas de varejo, como a
Nike e a plataforma de designer de moda Revolve.
“Com o tempo, como estamos criando valor para as pessoas, isso pode se
transformar em parte significativa do nosso negócio”, disse Vishal Shah, chefe de
produto do Instagram.
No Checkout, as pessoas poderão comprar diretamente dentro do Instagram em vez
de serem direcionadas para o website de uma empresa de varejo. É pouco provável
que o Instagram divulgue mais detalhes financeiros neste ano, mas Shah afirmou
que esta é a próxima grande oportunidade do modelo de negócio depois dos
anúncios.
O Facebook tentou diversas vezes criar negócios de comércio eletrônico, com
resultados variados. No Instagram, a transição ocorre mais naturalmente porque as
pessoas tendem a seguir marcas e influenciadores em busca de inspirações para
estilo de vida sobre moda, design, gastronomia e viagens.
Algumas pessoas com números elevados de seguidores no Instagram conseguiram
lançar produtos, desde mercadorias para animais de estimação famosos até linhas
de maquiagem para beauty artists conhecidos.
Com a desaceleração do crescimento das publicidades no feed de notícias do
Facebook, a empresa está à procura de novas linhas de negócios e passará a ser
mais dependente de suas outras propriedades, como o Instagram, o Messenger e o
WhatsApp.
O Instagram acredita que as compras serão um negócio significativo porque o
aplicativo já conta com um recurso para que as pessoas vejam quais produtos estão
em uma foto e para salvar e compartilhar itens. Ele é usado por 130 milhões de
pessoas por mês, segundo a empresa.
Os compradores poderão pagar com Visa, Mastercard, Discover e PayPal, informou
o Instagram. Quando o recurso for expandido, as empresas poderão fechar a
compra diretamente ou trabalhar com parceiros como o Shopify.
Fonte: InfoMoney