FCDL Notícias

Líder desmotivado é veneno para empresa

Um líder desmotivado é um grande perigo para sua empresa. Ele deixa de orientar os demais colaboradores adequadamente. Como ele também é responsável por influenciar as equipes há um grande risco de elas se sentirem desestimuladas a aceitar desafios, afetando o cumprimento de metas estabelecidas pela companhia. Por essa razão, é preciso ficar atento ao nível de motivação dos gestores.

Apego a ideias e processos antigos, centralização de responsabilidades e a insistência em manter a mesma linha de raciocínio e leitura do mercado são sinais que devem ser percebidos pelos que comandam a organização. O passo seguinte é conversar com o profissional e propor alternativas para ampliar a visão da pessoa. É possível, por exemplo, levá-la para conhecer concorrentes e ver como eles trabalham.
Veja a seguir como reconhecer um profissional acomodado e algumas iniciativas para combater o problema.

10 sinais de desmotivação nos gestores:

1. Chega ao trabalho malvestido
2. Trabalha com cara feia
3. Tem menos vontade de participar de reuniões e apresentar ideias
4. É inflexível sobre qualquer assunto
5. Reclama constantemente
6. Critica funcionários contratados por ele mesmo ou de longa data na empresa
7. Centraliza os trabalhos
8. Tem dificuldade de organizar pensamentos
9. Repete ideias e pensamentos, sinalizando que mantém a mesma leitura do mercado
10. Desdenha os mais jovens ou novas ideias

E conheça sete dicas para restabelecer a motivação do líder:

1. Incentivar o executivo a participar de cursos, mesmo que não sejam diretamente ligados à atividade
2. Incentivar e/ou pagar terapia comportamental ou psicológica
3. Chamá-lo para reuniões externas com fornecedores, associações de classe, entre outras. A ideia é ampliar seus horizontes
4. Dar prêmios em dinheiro (associados ao cumprimento de metas) ou descanso
5. Traçar objetivos claros e possíveis de serem cumpridos
6. Ouvir a sua opinião
7. Verificar se não há uma vaga de mesmo nível em outro departamento

 

Fonte: Portal SM

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais